São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

MAUS INDICADORES

A renda média auferida pelo trabalhador brasileiro atingiu no final de 2003 seu menor nível em dez anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2002, a queda foi de 12%. O declínio ocorre de forma sistemática desde 1998, já tendo consumido os ganhos de poder aquisitivo propiciados pelo Plano Real nos primeiros anos de estabilidade. Descontada a inflação, o rendimento médio das pessoas ocupadas em 2003 foi de R$ 870 -inferior aos R$ 890 registrados em 1993.
A mesma tendência de deterioração do rendimento foi detectada em São Paulo pela Fundação Seade/ Dieese, que também divulgou taxa anual recorde de desemprego na região metropolitana: 19,9% em 2003, o maior índice desde 1985, quando a pesquisa começou a ser realizada.
Diante desse quadro não há motivo para surpresas em relação ao mau desempenho das vendas no magro Natal de 2003. Segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, a queda no faturamento do varejo foi de 3,6% em relação ao mesmo período de 2002.
Esses indicadores corroboram os sinais de que a incipiente recuperação da economia não tem sido acompanhada de uma retomada mais homogênea e firme do consumo. Os avanços verificados parecem responder a estímulos específicos, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na indústria automobilística, os empréstimos com desconto em folha de pagamento e algumas linhas de crédito especiais criadas pelo governo.
O cenário econômico, portanto, continua desalentador. Se a trajetória, depois de um ano de estagnação, é de retomada da atividade econômica, o ritmo tem sido lento e o alcance, desigual. Até o momento, não há nenhuma evidência de um processo de aceleração da demanda que possa sugerir riscos de descontrole da inflação. Nesse contexto, a excessiva cautela demonstrada pelo Banco Central ao interromper a queda da taxa de juros mostra-se ainda mais indefensável.


Próximo Texto: Editoriais: ILUSÃO UNIVERSITÁRIA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.