UOL




São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REDUÇÃO DA FOME

Apesar de o problema da fome no mundo ter piorado significativamente na segunda metade da década de 90, o Brasil conseguiu reduzir o número de subnutridos. Essa notícia, que consta do mais recente relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), reforça a convicção de que o caminho está em desenvolver -e manter- programas sociais eficientes. Certamente o crescimento econômico com inclusão social é a melhor receita contra a miséria- mas, até que ele se consolide e dê resultados, fortes políticas compensatórias são necessárias.
Em termos globais, a situação sofreu notável deterioração. Ao longo da primeira metade da década, o número de famintos havia sido reduzido em 37 milhões. Na segunda metade, os subnutridos sofreram um incremento de 18 milhões. No Brasil, porém, o número absoluto de famintos caiu de 18,6 milhões em 1990-92 para 15,6 milhões em 1999-2001. O resultado é ainda lastimável, pois indica que 9% da população não consegue satisfazer suas necessidades alimentares básicas, mas pelo menos estamos na boa trilha.
São várias as hipóteses para o desempenho brasileiro. Em primeiro lugar, ele parece ter um componente regional, pois a América Latina e o Caribe foram as duas únicas regiões a não registrar uma piora. Internamente, devem-se destacar programas desenvolvidos principalmente sob o governo de Fernando Henrique Cardoso -como os de renda mínima e a universalização do ensino fundamental com merenda escolar-, que até mereceram elogios da FAO.
O Fome Zero, do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que, na realidade, se tornou mais uma marca do que um programa, mereceu loas da organização, mas pela intenção, já que o relatório só inclui dados até 2001. Os números de Lula, que começou o governo com forte retração econômica (o que sugere consequências sociais), ainda estão por surgir para que possam ser analisados.


Texto Anterior: Editoriais: LENTIDÃO NOS "SPREADS"
Próximo Texto: Editoriais: CAUTELA COM O IRÃ

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.