São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Nova Orleans tropical?

SÃO PAULO - Janio de Freitas já analisou, dias atrás, a incompetência (ou talvez coisa pior) do poder público para atuar na prevenção de desastres como o deste momento em Santa Catarina. Faltou falar de idêntica incompetência no pós-desastre, tema que é objeto de indignado e-mail enviado pela deputada Luciana Genro (PSOL-RS).
Luciana faz oposição tanto ao governo estadual como ao federal, mas suas observações parecem pertencer mais ao universo do sentido comum do que ao da militância oposicionista, pelo que acho justo dividi-las com o leitor.
Diz a deputada: "O que me indigna neste momento é que tenho a impressão de que estamos passando pela Nova Orleans brasileira. Tive um ataque de fúria ao ouvir que o governo vai dar uma linha de crédito especial para as pessoas que comprovem que perderam tudo.
Crédito? Não posso acreditar que diante daquele desastre o governo vai oferecer apenas crédito para quem perdeu tudo".
Prossegue: "Também me indignei ouvindo o coordenador da Defesa Civil pedir doações de barras de cereais ou alimentos prontos para as pessoas, pois as cestas básicas que têm chegado não são suficientes e em alguns lugares não há como cozinhar. Por que o governo não faz uma compra emergencial de quentinhas e manda os helicópteros do Exército distribuírem para as pessoas? Por que não envia galões de água potável?".
A deputada concede que "o governo tem dado respostas, é verdade. Depois de vários dias, finalmente Lula foi lá, baixou uma MP liberando recursos. Mas me parece pouco. Principalmente comparando com a reação rápida do governo em queimar dólares para saciar o apetite dos mercados. Dólares para o mercado jorram com rapidez e facilidade, mas e água e comida para flagelados diante de uma tragédia destas dimensões? Demora, não tem, tem pouco".

crossi@uol.com.br



Texto Anterior: Editoriais: Terror global na Índia

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Despreparo sem fim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.