São Paulo, Quarta-feira, 29 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Ano bom

"Estamos ouvindo e continuaremos ouvindo boatos milenaristas apregoando o fim do mundo neste ano de 2000, usando até interpretação do livro do Apocalipse. Mas tanto a Igreja Católica não acredita nisso que proclamou solenemente o grande Jubileu do ano 2000 como anúncio de dias melhores para a humanidade.
Que não passem toda a luta e todo o esforço pela construção da justiça e da paz, da solidariedade e da fraternidade, pela eliminação das gritantes desigualdades sociais e pela defesa da dignidade do homem e da mulher, pela abolição de toda forma de escravidão física, moral e espiritual.
Que passem o egoísmo e o desamor, a miséria, a pobreza, a fome, a multiforme exploração do homem e da mulher e a banalização do sexo e do amor, a violação dos direitos humanos fundamentais, a ganância do capitalismo selvagem e ateu, juntamente com a diabólica globalização econômica, que concentra os bens nas mãos de poucos em prejuízo desastroso para a maioria."
Frei Lourenço Maria Papin, presidente do Centro Oscar Romero de Defesa dos Direitos Humanos (Santa Cruz do Rio Pardo, SP)

Boa resposta

"Adorei a resposta do jornalista Josias de Souza para o ex-presidente Fernando Collor de Mello, escrevendo em sua defesa ("Painel do Leitor", 22/12) com o claro intuito de voltar à vida pública. Objetiva e conclusiva para quem, atrevidamente, menospreza o Q.I. do povo brasileiro."
Odette Castanheira de Souza (Botucatu, SP)

Tratamento na Febem

"Cuidar de menores infratores não é fácil. Sobretudo se a arma usada for a força de vontade para compreendê-los. Na Febem, a compreensão traz a intriga, que provoca ambiguidade: reveste-se de maldade, fazendo perder-se a informação correta. Vem do funcionário que supostamente deveria atendê-los. Os meninos são mal-educados? Sim. São folgados? Claro. Criminosos? Sem dúvida. Indisciplinados? Precisamente. Cresceram às avessas. Experimentaram do mundo adulto o que ele tem de pior. Mas conservam certa ingenuidade, todos os dias golpeada. Muitos têm vontade de aprender, mas não encontram quem lhes ensine. Falo como alguém que frequentou a Febem-Tatuapé por quatro meses e manteve com internos infratores, do circuito grave, diálogos bem-sucedidos."
Yeda S. Santos (São Paulo, SP)

Milênio antecipado

"O ano de 1999 está acabando e, como era esperado, há uma enxurrada de frases como "O século está acabando", "O milênio está acabando" etc.
Para uma pessoa que tenha o mínimo de conhecimentos gerais, essas frases não fazem o menor sentido.
O século não está acabando, muito menos o milênio. Todos sabemos que ambos acabarão em 31 de dezembro de 2000. O que não é compreensível é o fato de certas pessoas quererem fazer a festa em comemoração ao próximo milênio com um ano de antecedência e divulgarem isso na mídia, fazendo com que pessoas menos informadas acreditem que o século 21 já está batendo à nossa porta."
Antonio dos Santos Jr. (São Paulo, SP)

Distorções na Previdência

"Vi o ministro da Previdência Social dizer que a pasta dele é responsável pela execução do maior plano de renda mínima do mundo, ou seja, existem muitos aposentados que nunca contribuíram, na sua maioria são aposentadorias por idade e rural.
No funcionalismo público, a situação é distorcida: existem aposentados que contribuíram poucos anos e têm duas ou três aposentadorias com altos salários. O grande problema é que essa conta é paga por quem contribuiu corretamente, principalmente com achatamento dos benefícios ou aumento da contribuição para quem ainda não se aposentou."
Mauricio Costa (São Paulo, SP)

Mordaça objetiva

"Quem disse que a "Lei da Mordaça" é um problema? Muito pelo contrário. Ela é uma excelente solução para a finalidade dos seus idealizadores: evitar que a "indesejável" troca de informações entre imprensa e autoridades responsáveis por investigar e julgar atos criminosos possa acelerar o andamento e a solução dos casos. Não é novidade, mas é engenhoso. Em nome da ética tecnoburocrática, cria-se um clima de medo e constrangimento entre jornalistas, promotores, delegados e juízes. Está certo. Cabe aos eternos guardiães da moralidade e dos bons costumes deter o apetite da imprensa. Afinal, é ele o "grande responsável" pelas injustiças e impunidade neste país."
Jan Luiz Parrellada (Assis, SP)

Armas de vários tipos

"Que diferença faz matar uma criança com 60 balas de uma metralhadora ou com 60 mordidas de cães? O culpado não é a metralhadora nem os cães, mas quem possui armas desse calibre. Ninguém mata sem intenção quando usa armas desse tipo, porque o objetivo de matar dessas armas faz parte da finalidade a que elas se destinam. O resto é desculpa amarela."
Luiz Carlos Cagliari (Campinas, SP)

Ranking

"Parabéns à equipe de jornalismo esportivo da Folha pela publicação do "Ranking Folha". Parabéns à Sociedade Esportiva Palmeiras, que deverá obter o título de "melhor clube de futebol do século 20"."
Fernando Teixeira Ruiz (Jacarezinho, PR)

Terra azul

"Reporto-me ao artigo "Ainda o século", do ex-presidente José Sarney (Opinião, 17/12, pág. 1-2), relembrando a mensagem de Gagarin, anunciando, no curso de sua histórica viagem, que "a Terra é azul".
De fato, Gagarin viu que a Terra é azul, confirmando, apenas, a revelação de Camille Flammarion, o famoso astrônomo francês, feita ainda no século passado (1869). Vale o registro, não o desmerecendo, certamente, à luz da ciência, o fato de que Flammarion, cientista idôneo, contemporâneo de Kardec, era espírita."
Nelson de Abreu (Florianópolis, SC)

Boas-festas

A Folha agradece e retribui as mensagens de boas-festas que recebeu de: Pedro Pinciroli Júnior (São Paulo, SP); Edson Vidigal, ministro, Superior Tribunal de Justiça (Brasília, DF); Marco F. Simões Coelho, diretor de comunicação da Coca-Cola Indústrias Ltda. (Rio de Janeiro, RJ); Antonio Jacinto Matias, Banco Itaú S.A. (São Paulo, SP); João Siqueira, prefeito de São Sebastião (São Sebastião, SP); Consulat Général de France Service de Presse (São Paulo, SP); Edivaldo Estima, vereador (São Paulo, SP); Monsanto do Brasil Ltda. (São Paulo, SP); Gugu Liberato, Ester Rocha e equipe (São Paulo, SP); Shopping Ibirapuera; United Airlines Inc. (São Paulo, SP); Varig Brasil; Daslu (São Paulo, SP); Augusto Leal de Barros e Eduardo Tessari, Visit Flórida (São Paulo, SP); SIG & Joëlle (São Paulo, SP); 1.000 Imóveis Ltda.


Texto Anterior: Elcie Salzano Masini: Uma educadora comprometida

Próximo Texto: Erramos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.