São Paulo, terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Continuísmo
"Oportuno e objetivo o comentário do editorial intitulado "Continuísmo paulista" (22/12), referente à pesquisa sobre sucessão ao governo estadual, tendo o ex-governador Geraldo Alckmin 36 pontos de vantagem sobre seus concorrentes imediatos.
Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, 15 anos de governo do PSDB. Sem dúvida, não é saudável tanto tempo no poder. Se se estender em continuísmo além de 2010, inconcebível.
Esse governo de uma década e meia do PSDB em São Paulo em nada melhorou o ensino público da educação básica (ensino fundamental e médio). Os três adotaram programas personalistas, sem continuidade, cada um ignorando o programa do seu antecessor. Justamente na educação o programa deve ter continuidade em sua execução. Do mesmo modo, a democracia tem por princípio a alternância no poder."
RODOLPHO PEREIRA LIMA (Bauru, SP)

Violência
"Ontem perdi um amigo muito especial. Morreu assassinado por um presidiário que estava aproveitando o indulto de Natal. É para isso que eles são libertados? Meu amigo tinha família, filhos pequenos e estava em Ubatuba pra passar o Natal e o Ano-Novo; não deu tempo. Esse cara acabou com tudo; meu amigo não vai ver os filhos crescerem, se formarem, casarem e tudo o mais que um pai sonha para os filhos. Li no jornal os projetos que são votados pelos deputados, dia disso, dia daquilo... por favor acabem com esses indultos de Natal, de Dia das Mães etc. Ou, então, seguem sugestões: dia do politico que só vota em bobagem, dia do politico envolvido em corrupção e assim por diante."
LUCIA MARIA DE LUCENA MOREIRA LOPES (São Paulo, SP)

Avatar
"Em "O romantismo idiota de "Avatar" [Ilustrada, 28/12], Luiz Felipe Pondé insinua, sem cerimônias, que eu seria um idiota.
Fui um daqueles que entendeu algo mais do filme que o simplista articulista. Descontadas as questões mercantilistas do filme, sobra algo de muito bom e mágico. Pondé parte para a análise frágil e fácil.
Usa temos agressivos tais como "aleijados mentais", que pode, muito apropriadamente, ser aplicado a ele mesmo."
ULISSES GOMES (São Paulo, SP)

Nicarágua
"A sensacional matéria sobre a Nicarágua ["Índios da Nicarágua buscam independência", Mundo, 27/12] nos brindou com mais um exemplo de como o capitalismo é predatório para as sociedades latino-americanas sem exceção. Cuba, como um exemplo ruim, usado pela mídia e pensadores, do comunismo, não teria melhor sorte se tivesse sido um país capitalista. Por que os grandes empresários de Miami, sedentos de invadir a ilha fechada, não despejam suas "benesses" nos países vizinhos, pobres, mas com mercados abertos?"
GERMANO RIOS FERREIRA (Uberaba, MG)

TV
"Diante do quadro de imbecilização global que tomou conta do planeta, não resta a menor dúvida de que as televisões, de um modo geral, dão uma contribuição fantástica.
Por exemplo, no caso do Brasil, basta citar os tais de reality shows, que são a maior idiotice, infelizmente apresentados por duas das mais vistas e ouvidas TVs do país."
WILSON GONÇALVES DE AQUINO (Marília, SP)

Pedágio
"Em "Arrecadação de pedágio bate recorde em SP" [Dinheiro, 25/ 12], a reportagem deixou implícita a preferência por estradas esburacadas, sem acostamento, sem sinalização e menos ainda manutenção.
Uma pena. As pessoas que são obrigadas a representar comercialmente empresas e diariamente enfrentam as estradas brasileiras preferem pagar os pedágios das estradas paulistas."
ARTHUR SOARES (Belo Horizonte, MG)

José Genoino
"O mensalão era o pagamento feito pela escolha dos deputados durante as votações. Agora Genoino afirma: "A gente paga pelas escolhas" [Brasil, 28/12]. Ele confirma o que dizia a ex-senadora Heloísa Helena: Lula conhece mais o PT que todos os petistas. Estranho não ter ele tomado conhecimento sobre o mensalão e os empréstimos efetuados por Genoino e Delúbio!"
PAULO T. J. SANTOS (São Paulo, SP)

Yeda Crusius
"A governadora do Rio Grande do Sul, que a Folha chama de "o pesadelo do PSDB" ["Aécio é líder no ranking de governadores; Arruda é o 9º", Brasil, 25/12], e a quem o colunista Fernando de Barros e Silva se refere com ironia e desrespeito, é a mesma pessoa que, por exemplo, arrumou as contas públicas do Estado após 40 anos de deficit público, permitindo capacidade para investir R$°2,8 bilhões no próximo ano. Além disso, Yeda Crusius criou a Lei de Inovação, que contribui para atrair investimentos privados de outros R$°3 bilhões dos setores automobilístico, de alta tecnologia, de reflorestamento e energia limpa."
ANTONIO MATIELLO , coordenador de comunicação do Governo do Estado do RS (Porto Alegre, RS)

Saresp
"A reportagem "Professor dá a aluno nota maior que Saresp" (Cotidiano, 28/12) evidencia que a avaliação tornou-se mesmo o centro do debate educacional. Entretanto, isto não deveria ocorrer, tendo em vista que o fundamental é o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sendo a avaliação um dos instrumentos para a verificação da aprendizagem dos alunos e para a coleta de elementos que contribuam para a melhoria do processo educativo, não seu elemento principal.
Por outro lado, manifesto minha discordância com a metodologia (comparando avaliações totalmente diferentes) e as hipóteses divulgadas a partir do estudo feito por três pesquisadores da Universidade de São Paulo, comparando os resultados do Saresp com a avaliação que os professores realizam dos alunos em sala de aula. Os professores, em sala, levam em consideração uma série de variáveis importantes que o Saresp não capta. Assim, os professores não "dão" notas aos alunos.
Eles as fazem por merecer; por isso estas são maiores que as do Saresp. É grave, também, que se divulguem determinadas hipóteses -incluindo suposta discriminação racial- se os próprios pesquisadores não têm elementos nem mesmo para considerá-las suficientemente consistentes."
MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA , presidente da Apeoesp (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de:
Valdir Bicudo, superintendente do 9º Distrito Policial de Curitiba (Curitiba, PR); R&C Planejamento e Assessoria Técnica de Segurança Ltda. (Rio de Janeiro, RJ); Auditório Ibirapuera (São Paulo, SP); Helena de Almeida Prado Bastos (São Paulo, SP); Grupo Borges (São Paulo, SP); Rodolfo Bonventti, assessoria de imprensa do Check Express Group (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Charles A. Tang: Uma China renascida da crise global

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.