São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Congresso
"O texto "Homenagens representam metade das leis aprovadas" (Brasil, 26/4) desinforma o leitor ao reduzir a produção legislativa do Congresso em 2009 às 36 leis sancionadas pelo presidente Lula até agora. Questionada pela reportagem da Folha sobre a baixa produção de leis e sua pouca relevância, a presidência do Senado alertou sobre o equívoco dessa afirmação e encaminhou um balanço das 337 matérias aprovadas entre 2/2 e 22/4, quando se bateu o recorde de produtividade.
Esclareceu ainda que as leis enviadas à sanção presidencial representam menos de 10% do desempenho do Senado neste ano, informação citada apenas no final do texto.
A Folha também ignorou importantes projetos aprovados, como o fim da cobrança de taxas de inscrição para estudantes carentes em vestibulares, tipificação do crime de sequestro relâmpago, inclusão do planejamento familiar nos procedimentos oferecidos por planos de saúde, além do anteprojeto do Novo Código de Processo Penal."
FRANCISCO MENDONÇA FILHO , secretário de imprensa da presidência do Senado (Brasília, DF)

Praças públicas
"Suponho que tenha sido iniciativa da Prefeitura de São Paulo e do prefeito Kassab, mas, se não foi, parabéns ao autor da ideia de conceder à comunidade, aos bairros, a competência para zelar pelas praças públicas, como mostrou reportagem da TV Globo -ainda que, claro, remunerando essa gerência.
Dará ótimos resultados! É assim que se administra, ou seja, com inteligência."
PAULO PLANET BUARQUE (São Paulo, SP)

Educação
"Parabenizo a professora Sonia Penin por sua carta de domingo passado. Espero que outros educadores que conheçam tão bem quanto ela o nosso sistema educacional, as suas qualidades e as suas mazelas, sigam o exemplo. Os desencontros são tantos que, no pouco tempo do governo Serra (PSDB), já estamos com o terceiro secretário de Educação do Estado."
NEIDE CÂNDIDO BRAZ DA SILVA (Praia Grande, SP)

Futebol e cerveja

"Ronaldo Fenômeno é nosso grande ídolo, até das torcidas rivais do Corinthians, um craque diferenciado, é o cara.
Mas, na condição de atleta consagrado, não lhe dou perdão por fazer propaganda de uma conhecida marca de cerveja na TV. Um marketing para lá de forçado.
Ídolo das crianças, Ronaldo pode anunciar um caminhão de coisas (refrigerante, iogurte, som, celular, pomada, xarope...), mas não pode falar da "loirinha". Pega muito mal."
EDÉLCIO CÂNDIDO (Santo André, SP)

Enem
"Manifestamos a nossa indignação com a reportagem sobre o ranking das melhores escolas da cidade de São Paulo (caderno "Educação", ontem). As escolas foram divididas por região, e as primeiras colocadas receberam destaque. Na região central, teve destaque o colégio São Luís, que obteve o 24º lugar, sendo que, na verdade, a primeira colocada é a Escola Técnica Walter Belian, que, segundo o próprio jornal, ficou em 23º lugar.
Entramos em contato com a jornalista responsável pela reportagem, que nos alegou que a escola não foi divulgada como o primeiro lugar por ser gratuita e priorizar o atendimento a filhos de funcionários da Fundação Antonio e Helena Zerrenner e AmBev, desprezando a informação real, que deve ser exclusivamente o ranking oficial do Enem."
KÁTIA MANZIONE PASSOS DAMASCENO , diretora (São Paulo, SP)

Nota da Redação - A Folha não destacou em reportagem a Escola Técnica Walter Belian porque, embora seja particular, é gratuita e prioriza o atendimento a filhos de funcionários da AmBev.

Óleo combustível
"Sobre a nota "Petrobras reajusta em 14% óleo combustível" ("Mercado Aberto", Dinheiro, 28/4), a Petrobras esclarece que não enviou comunicado na sexta-feira a indústrias e distribuidoras de combustível concedendo aumento médio de 14% no preço do óleo combustível a partir desta semana.
A informação fica ainda mais truncada quando o jornalista afirma que esses 14% se somam aos 6% de aumento concedidos no dia 9, o que daria um aumento final de mais de 20%.
No dia 24/4, foi aplicado um reajuste de 7% no preço do óleo combustível nas suas refinarias, e os clientes já estavam cientes disso desde o dia 20. No dia 9, houve um reajuste de 7%, e a informação também já estava disponível com antecedência para os clientes.
É importante salientar que o preço do óleo combustível teve um decréscimo de 39,3% em 2008 e que, mesmo com os dois reajustes, os preços nas refinarias estão cerca de 2,68% mais baixos do que no início de dezembro de 2008.
Os ajustes aos preços nas refinarias tomam por base o mercado internacional. A Petrobras não tem a intenção de incentivar o consumo de produtos substitutos ou "concorrentes" ao óleo, como o gás natural, diferentemente do que afirmou o texto."
LUCIO MENA PIMENTEL , gerente de imprensa da Petrobras (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta do jornalista Guilherme Barros - Empresas consultadas pela Folha mantêm a informação de que os aumentos foram de 6% e 14%.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Raul Henry: Descompromisso com o Estado

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.