São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

Garotinho, fator incerto

RIO DE JANEIRO - Para o governador Sérgio Cabral (PMDB), a confirmação do impedimento da presença de Anthony Garotinho (PR) na corrida sucessória estadual ampliará as chances de vitória já em primeiro turno. Para Fernando Gabeira (PV), a saída do ex-governador da disputa abrirá espaços para que cresça no interior do Estado, mas terá de enfrentar o risco de não conseguir dar corpo suficiente à sua candidatura para que leve o enfrentamento com Cabral para o segundo turno das eleições.
Garotinho tira votos de Cabral nos municípios de pequeno porte e nas camadas mais pobres e menos escolarizadas do eleitorado, estrato em que os evangélicos têm grande penetração. Tem o apoio de várias vertentes de evangélicos e sonhava com uma aliança com Marcelo Crivella, postulante ao Senado, o que lhe permitiria angariar mais votos entre os fiéis da Igreja Universal, que sempre lhe foram resistentes.
Crivella, sobrinho de Edir Macedo, precisa de um candidato a governador para apoiar, isolado que está na sucessão estadual. Seu maior apoio é Lula, além das bases da Universal. Crivella pode ser um eleitor forte, está em primeiro na disputa pela vaga ao Senado, mas sabe que tende a minguar a partir do momento em que adversários como Cesar Maia (DEM) e Lindberg Farias (PT) tenham exposição maior no horário eleitoral gratuito.
Em duas outras eleições, Crivella saiu na frente e perdeu força pelo isolamento partidário que não lhe permite agregar tempo na televisão. A história se repete agora.
Garotinho -que tem, segundo o Ibope, metade das intenções de voto de Cabral e o dobro das de Gabeira- ainda acredita que o TSE vá permitir que seja candidato. Distancia-se de Dilma Rousseff e sinaliza para José Serra. Mas está paralisado no xadrez eleitoral fluminense, porque depende agora do movimento da Justiça.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: 11 candidatos
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Chega de despesa

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.