São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NÃO À CORRUPÇÃO

O Brasil mostra exemplos claros de que está passando por uma reforma de mentalidade, exigindo cada vez mais que os valores éticos sejam respeitados na esfera da vida pública. Mostra que não está conivente com a corrupção, e, por causa disso, as instituições estão sendo obrigadas a apurar seus meios de combate aos faltosos.
As investigações sobre corrupção podem passar por senadores do Pará ou de Brasília, por governadores do Espírito Santo ou do Amazonas, pelos antigos administradores da cidade de São Paulo, por juízes ou por diretores de autarquias, por funcionários de qualquer escalão, não importa. Esse anseio moral leva também os seus toques suprapartidários, os quais precisam ser louvados e reconhecidos.
É um momento ainda de amadurecimento dos processos investigativos. Mas o que interessa é que não há um clima inquisitorial, de caça às bruxas, no país; há, sim, um clima de depuração e de respeito ao princípio maior da defesa.
Os mais céticos podem até dizer que há ciclos que se repetem desde tempos imemoriais: o cidadão exige respeito aos princípios éticos durante um tempo, mas depois se esquece deles e passa a exigir só resultados administrativos. Os acontecimentos indicam que não será mais assim. O cidadão já vem pedindo há muito que a corrupção seja combatida e nem por isso demonstra apatia na hora de exigir os resultados práticos.
É preciso enraizar de modo peremptório essa atitude no mundo político pela condenação das pequenas transgressões do dia-a-dia. Cada cidadão tem a obrigação de contribuir com o exemplo pessoal.
É importante afirmar sempre essa disposição ética, para que ela entre de modo definitivo no inconsciente coletivo. Não há ingenuidade nisso, por mais que os fatalistas reneguem. Não se pode suportar mais -e não interessa de quem- o "rouba, mas faz" nem o "é assim porque todo mundo rouba mesmo".


Texto Anterior: Editoriais: ENXUGANDO GELO
Próximo Texto: Editoriais: DISCRIMINAÇÃO POSITIVA

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.