São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

2010
"A declaração do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, de que a ministra Dilma Rousseff deve ser a candidata da sigla à Presidência (Brasil, 25/12), mostra mais uma vez como o partido está afastado das bases. Antes de chegar ao poder, o PT decidia tudo de forma ascendente. Hoje, lamentavelmente, o caciquismo atropela a vontade dos militantes, os quais, provavelmente, não terão a possibilidade de votar em uma prévia para as eleições de 2010."
JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

Israel e Palestina
"Como se já não bastasse aos palestinos perderem suas terras (para os "assentamentos') e praticamente serem obrigados a viver confinados na Faixa de Gaza, eles tornam-se agora o alvo militar preferido de Israel, que tenta acabar com aquele pobre e sofrido povo. É com esse "diálogo" que Israel pretende negociar a paz?"
GILBERTO ASSAD (São Paulo, SP)

 
"Ao longo da história, Israel não estendeu só uma vez uma mão em direção à paz, mas, sim, as duas mãos, e várias vezes. E isso não está sendo lembrado por muitos. E o resultado é sempre este: ao final de um tempo, um ataque covarde, pelas costas, em plena trégua. E sempre pelos radicais islâmicos, que estão a dominar, mais do que nunca, os palestinos e todo o mundo árabe com sua insanidade religiosa, onde não há espaço para a democracia e os direitos humanos."
PAULO BOCCATO (São Carlos, SP)

Ambiente
"Extremamente lúcido e oportuno o artigo "Mídia oculta tragédia ambiental", de José Augusto Pádua (Mais!, 28/12). A mídia realmente deveria rever seus critérios e abordagens quando o assunto é meio ambiente. Mas seria injusto inculcar-lhe toda a culpa. Cabe aos governantes divulgarem informações para que os cidadãos compreendam que também são responsáveis pela saúde do planeta."
JOÃO WESLEY DE QUEIROZ (São Paulo, SP)

Ditadura
"Espantou-me ler ontem nesta seção a opinião da senhora Marli Hoeltgebaum sobre os benefícios que a "Revolução" de 64 trouxe ao país. Não a conheço, mas receio que esteja equivocada. Quando diz que os militares "sempre trabalharam pela volta da normalidade democrática" talvez esteja se referindo ao governo absurdamente autoritário que perseguiu, torturou e matou cidadãos brasileiros. Ou talvez ao Ato Institucional número 5, que há poucos dias completou 40 anos. A respeito do desenvolvimento econômico, o governo militar afundou o Brasil numa crise econômica que fez com que a partir do final da década de 1970 o país crescesse ridiculamente durante anos."
HENRIQUE STECANELLA CID (São Paulo, SP)

Usina no Madeira
"A reportagem "Consórcio de usina do rio Madeira é multado em R$ 7,7 milhões" (Dinheiro, 24/12) foi ilustrada com uma foto com data, segundo o jornal, de 13 de agosto. A Madeira Energia S.A. (Mesa), concessionária da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, esclarece que naquela data não havia sido iniciada a construção da ensecadeira, fase inicial das obras da usina, onde foram realizadas as operações de resgate de peixes. Quanto às principais espécies de peixes ocorrentes, informamos que cerca de 99% dos exemplares eram de peixes de pequeno porte: sardinhas, branquinhas, peixes-cachorros e bicos-de-pato, com apenas 1% de bagres. Além disso, consideramos importante ressaltar que foram resgatadas com vida e devolvidas ao leito do rio Madeira 85 toneladas de peixes, e não 59. As informações corretas foram colocadas à disposição da Folha. As equipes técnica e jurídica da Mesa estão avaliando a autuação e o parecer técnico em que se baseou a decisão do Ibama."
CARLOS HUGO ANNES DE ARAÚJO , diretor de Sustentabilidade da Mesa (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Sofia Pinheiro - As informações sobre espécies de peixes atingidas e quantidade de peixes devolvidos ao rio foram passadas à Folha pela própria empresa. Sobre a data da foto, leia abaixo a seção "Erramos".

Cartórios
"A respeito do texto "Câmara pode efetivar dono de cartório sem concurso" (Brasil, 16/12), esclareço que não sou tabelião "interino". Exerço a atividade de tabelião desde 1957, tendo sido nomeado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em caráter vitalício, conforme a Constituição vigente na ocasião. Esclareço também que, como deputado constituinte, defendi e endossei a proposta do artigo 236 da Constituição de 1988, que estabelece o concurso público como única e legítima forma de ingresso na atividade cartorial brasileira. Como membro e dirigente de entidades do setor, tenho atuado desde então contra a inobservância, pelo próprio poder público, de regras e dispositivos estabelecidos pela Constituição e pela legislação específica que consagraram o mérito e a competência para o exercício de nossas atividades. A referida PEC procura corrigir situações de interinidade que perduram há muitos anos, providência necessária para a reorganização da atividade cartorária, um serviço público essencial para a população brasileira. Reitero minha posição a favor do concurso público, que venho defendendo em todos os fóruns e entidades que dirigi, como o Colégio de Notários do Brasil, a Associação de Titulares de Ofícios de Justiça e a Associação Internacional do Notariado Latino."
MÁRCIO BRAGA , titular do 9º Ofício de Registro e Distribuição do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Resposta da jornalista Fernanda Odilla - A reportagem se baseou em informações prestadas pelo próprio Márcio Braga ao Conselho Nacional de Justiça.

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Sarah Ney, Sheraton Rio (Rio de Janeiro); Felix Wang e Cíntia Yamashiro, Escritório Econômico e Cultural de Taipei (São Paulo, SP); Luiz H. Camillo, United Airlines (São Paulo, SP); Bia de Lima e Castro, Interep Representações Viagens e Turismo Ltda. (São Paulo, SP); Magda Nassar, Soft Travel Viagens e Turismo (São Paulo, SP); Grand Hotel Ca'd'Oro (São Paulo, SP); Fasano (São Paulo, SP); Unidas (São Paulo, SP); IHG -InterContinental Hotels Group (São Paulo, SP); Alvear Palace Hotel (Buenos Aires, Argentina); Alitalia Brasil (São Paulo, SP); Eliseu - Visual Turismo (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Fabiano Santos: A América do Sul é nosso destino

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.