São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A mão nada invisível

CLÓVIS ROSSI
Davos - Jérôme Monod, presidente da empresa francesa Lyonnaise des Eaux, parafraseia o estadista britânico Winston Churchill, para quem "a democracia é o pior dos regimes, exceto todos os outros". Monod troca democracia por capitalismo, para dizer que "é o pior dos regimes, exceto todos os outros". De pleno acordo. Pena que, como não há qualquer outro regime à disposição, a frase tenha que ser reduzida à sua primeira parte ("o capitalismo é o pior dos regimes").
Pelo menos o capitalismo absolutamente selvagem praticado no Brasil, como volta a se ver agora. Não há a mais leve razão técnica para que o dólar se valorize em mais de 40% ante o real, assim mesmo exagerando um bocado. No entanto, valorizou-se pela chamada "mão invisível" do mercado.
Não há tampouco razão alguma para que certos preços se movam ou para que outros subam tanto ou até mais que a desvalorização do real. No entanto, é o que está ocorrendo.
O fato é que a "mão invisível", ao contrário da teoria, não promove a correta alocação de recursos nem leva os preços para os níveis adequados.
Deixada livre, leve e solta, a "mão" busca, apenas, o máximo possível de lucro no menor espaço de tempo possível. Ou, na hipótese mais benigna, trata de minimizar as perdas, ainda que às custas de impor perdas maiores ao conjunto da sociedade -em especial aos que não têm apenas a mão invisível, mas todo o corpo, os excluídos de tudo, até do debate político.
Vale por isso reproduzir advertência feita ontem por um liberal de impecáveis credenciais, o secretário norte-americano do Tesouro, Robert Rubin: "Não creio que um sistema econômico com base no mercado, e uma economia global saudável, sejam sustentáveis a menos que se dêem fortes passos para corrigir a tremenda desigualdade de renda que é demasiado evidente em todo o mundo -entre nações e dentro das nações".
Faltou acrescentar que "passos" não se dão com a mão, visível ou invisível.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.