São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lavei a égua

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Uma semana de muito trabalho e fui dormir cansado, dormi como uma pedra -não sei se as pedras dormem, mas desde criança ouço essa expressão. E, como outras que andam por aí, não vou perder tempo em averiguar. Certa vez tentei pesquisar algumas dessas outras, como ""lavei a égua" e ""pão que o diabo amassou". Não cheguei a nenhum resultado.
Como ia dizendo, dormi como uma pedra e acordei pensando que era segunda-feira. Não era. Um sol de domingo se abria sobre a Lagoa, convidando à caminhada matinal. Amaldiçoei o tempo, um dia daqueles dando sopa e eu tendo milhões de compromissos pela frente.
Cumpri a rotina das segundas-feiras, com a má vontade que dedicamos às segundas-feiras e que, no meu caso particular, estendo para todo o resto da semana. Daí o susto da empregada que me serviu o café quando me viu vestido como se fosse trabalhar. Por ela fiquei sabendo que era domingo.
São dessas coisas que a gente não espera. Nunca encontrei um milionário desprevenido e mal informado que me dissesse, ""olha, pensei bem e decidi dar vinte milhões de dólares para você começar um pé-de-meia para a velhice". Se com o dinheiro é difícil acontecer isso, com o tempo é impossível.
Não sei se um domingo de sol na Lagoa vale o equivalente, ou seja, vinte milhões de dólares. Talvez valha mais. Como a hipótese dos dólares é remota, folguei com a informação da empregada. Ele me doou um domingo que eu julgara morto e sepultado.
Não sou fanático pelos domingos, mas saber que havia ganho 24 horas foi uma alegria suplementar naquele dia de sol. Nunca aproveitei manhã assim, tudo me parecia dádiva. Lavei a égua, seja lá o que significa uma égua lavada.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Vôo cego
Próximo Texto: Ariano Suassuna: Meu "comunismo"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.