São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Ilustrada
A capa de Ilustrada "50 álbuns da década" (29/12), selecionados por editores e repórteres, é uma página especial que deve ser recortada e guardada por todos apreciadores da música brasileira.
Que nossas rádios toquem um pouquinho mais de Tiê, Marcelo Jeneci e Tulipa entre tantos outros indicados pela Folha.
SÉRGIO MORADEI DE GOUVEA (Ubatuba, SP)

Antonio Prata
Parabenizo a Redação pela bela escolha de um colunista "do futuro" (Cotidiano, 29/12).
THAÍS PARREIRA DO AMARAL (Mogi Guaçu, SP)

Direitos autorais
O anteprojeto de lei proposto pelo Ministério da Cultura não traz nenhuma novidade em relação à execução pública musical na internet. A legislação atual já traz todos os conceitos necessários ao pagamento do direito autoral na internet. Não existe nenhuma necessidade de mudança na lei atual, pelo menos para o negócio do Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos) -que se refere à execução pública musical.
Quanto à acusação de o Ecad ser alvo de CPIs e encontrar-se sob investigação da Secretaria de Direito Econômico por suspeita de conduta lesiva à concorrência, afirmamos veementemente que tais acusações são infundadas. Nada se constatou contra a instituição, comprovando a lisura de sua atuação.
GLORIA BRAGA, superintendente executiva do Ecad (Rio de Janeiro, RJ)

Saúde bucal
A opção da editoria Saúde de 29/12 de remeter o artigo sobre a situação da saúde bucal no país para a edição eletrônica foi lamentável. Privou os leitores da versão impressa de informações fundamentais sobre a melhoria dos indicadores epidemiológicos observados, fruto de políticas públicas conduzidas pelo Estado brasileiro nos três níveis de governo e pelos mais de 210 mil cirurgiões dentistas presentes nos serviços públicos e privados.
Será que se a situação apontasse para uma piora seria priorizada pelo jornal?
MARCO ANTONIO MANFREDINI, conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP (São Paulo, SP)

Governo Lula
Difícil definir o que é melhor no texto de Elio Gaspari ("De Roosevelt@edu para Lula@gov", 29/12) sobre o governo Lula: se a lucidez histórica ou a análise enxuta e desprovida de paixões de momento. Uma pequena obra-prima.
WALTER MARTINS JÚNIOR (Ribeirão Preto, SP)

Opportunity
Em relação à reportagem "Lei permite bloqueio de fundo de Dantas" (Poder, 29/12) é preciso esclarecer que a Folha não procurou o Opportunity para ouvir "o outro lado".
O Opportunity foi alvo de ações policiais marcadas por abuso de poder, adulteração de provas e uso da força policial para favorecer interesses privados. A cada dia, novas ilegalidades são descobertas.
Antes da eventual constrição de patrimônio, a Justiça brasileira precisa ser fiel aos fatos e apurar essas ilegalidades.
Investigação criminal na Itália demonstra a conexão entre empresas, jornalistas e autoridades voltada a prejudicar os interesses do Opportunity por meio de operações policiais encomendadas.
ELISABEL BENOZATTI, assessoria de comunicação do Opportunity (São Paulo, SP)

Medicina
O resultado do teste para revalidação do diploma de estudantes formados no exterior exalta uma realidade da qual estamos cientes há tempos: a péssima qualidade dos cursos de medicina no exterior e também no Brasil. Dos 628 inscritos, somente 2 obtiveram a revalidação.
Quem sai do país para cursar medicina busca custos menores de ensino. É necessário que se caminhe para uma prova única direcionada a todos que queiram exercer medicina no Brasil, sejam formados no país ou fora.
A avaliação, teórica e prática, deve ser rigorosa e realizada de maneira periódica, durante e ao final do curso. Só assim será possível garantir que o aprovado possui condições de prestar um serviço adequado à população.
JORGE CARLOS MACHADO CURI, presidente da Associação Paulista de Medicina (São Paulo, SP)

Tela Crente
Primeiramente gostaria de informar que sou católico (não praticante) e julgo positiva a participação da Igreja Batista da Lagoinha ("Tela Crente", Cotidiano, 26/12). Se outras entidades civis tivessem a mesma iniciativa que os dirigentes dessa igreja, acredito que o índice de reincidência diminuiria nas prisões brasileiras.
JOSÉ FÁBIO S. GONÇALVES (São Paulo, SP)

Educação
Tenho o prazer de usar este espaço para prestar um grande serviço à educação do Estado de São Paulo, sugerindo aos ilustres senhores José Serra (desempregado) e Paulo Renato de Souza (demitido) a trabalhar em uma escola pública como professores.
O salário não é aquela coisa e as condições de trabalho também não são boas, porém há vagas de sobra!
WALTER MARTINS DE OLIVEIRA (Guapiara, SP)

Moda
Caro Luiz Felipe Pondé, já que levantou a bola, eu e as torcidas do Flamengo e do Corinthians, suponho, vamos ficar esperando pelo seu decálogo arbitrando o que é ser chique.
Logo no começo do artigo "Dez passos para usar bota branca" (Ilustrada, 27/12) você diz que vivemos em uma época brega. Que mal pergunte, em que época vivemos de forma chique?
EDMILSON OLIVEIRA DA SILVA (Rio de Janeiro, RJ)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Seção de São Paulo (São Paulo, SP); Marcos Vinicius Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro, RJ); José Gonçalves Neto e Aline Merchan, assessoria de imprensa da Siemens (São Paulo, SP); Jorge Chammas Neto, presidente das Indústrias Reunidas São Jorge (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Paulo M. Hoff: Câncer e qualidade de vida

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.