Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barbiere viabilizou obra feita por firma de irmã e cunhado

Delator de esquema de venda de emendas na Assembleia de SP intermediou verba

DE SÃO PAULO

O deputado estadual Roque Barbiere (PTB), que denunciou esquema de venda de emendas na Assembleia de São Paulo, intermediou o envio de recursos a uma obra realizada pela empresa de sua irmã e de seu cunhado.

Barbiere confirmou que foi o responsável por articular a aplicação de R$ 140 mil de recursos estaduais para a construção de UBS (Unidade Básica de Saúde) em Valparaíso, no noroeste paulista, em 2007. A cidade fica no reduto eleitoral do deputado.

Segundo reportagem de ontem do jornal "O Estado de S. Paulo", a empresa que venceu a licitação da obra, feita pela prefeitura, foi a Amplie Construções e Serviços, da dentista Elena Maria Barbiere Jorge, e do marido dela, o engenheiro Luiz Carlos Jorge.

Ontem, Barbiere disse que intermediou a verba a pedido do então prefeito de Valparaíso Antônio Gomes Barbosa (PTB), mas negou ter pedido em favor da irmã.

"Se alguém provar que eu pedi para dar obra para parente meu, renuncio ao meu mandato. Eles conseguiram pelos próprios meios", disse.

Barbiere disse que não fala com o cunhado há dez anos. Segundo ele, o recurso não foi obtido via emenda, o que o governo confirma. O deputado diz ter intermediado a verba de maneira informal.

A Prefeitura de Valparaíso, administrada por Marcos Higuchi (PSDB), não quis se pronunciar, sob o argumento de que o caso se refere a uma administração anterior.

Elena Barbiere Jorge, Luiz Carlos Jorge e Barbosa não foram encontrados.

TESTEMUNHA

A dirigente de ONG Terezinha Silva Barbosa afirmou ao Ministério Público de São Paulo que cerca de dez deputados propuseram a ela a participação em esquema para desviar recursos de emendas.

Ela depôs ontem ao promotor Carlos Cardoso, mas não identificou os envolvidos.

Afirmou ter medo de represálias e em alguns casos não se lembra dos deputados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.