Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo faz pacote para estimular a economia

Medidas são nas áreas de crédito e impostos

VALDO CRUZ
LORENNA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

A pedido da presidente Dilma, o ministro Guido Mantega (Fazenda) elaborou conjunto de medidas para estimular a economia na área de crédito e de desoneração de impostos que pode ser divulgado ainda hoje.

Entre elas estão a redução de 3% para 1,5% da alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de crédito ao consumidor e a redução de tributos para as indústrias têxtil e de construção civil.

A equipe econômica decidiu ontem, em reunião com a presidente, divulgar ainda hoje pelo menos parte das medidas, quando deve ocorrer na Fazenda encontro com setores beneficiados.

Algumas medidas já estavam na Casa Civil e começaram a ser elaborada depois que a equipe constatou que o desempenho da economia no terceiro trimestre deste ano foi muito ruim.

O dado oficial será divulgado na terça-feira pelo IBGE. Avaliação interna do governo aponta o risco de o crescimento ter sido nulo no período -ou seja, a economia teria ficado sem crescer.

Inicialmente, a disposição de Dilma, segundo assessores, era anunciar o pacote apenas na próxima semana, após a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto).

Sua equipe diz que ela não quer errar na mão e pôr em risco a estratégia do Banco Central de reduzir os juros sem comprometer o combate à inflação.

A redução do IOF no crédito da pessoa física está pronta desde 11 de novembro, quando o BC revogou uma série de restrições ao crédito adotadas no ano passado para conter a alta da inflação.

No caso da indústria têxtil e do setor automotivo, Mantega havia prometido adotar medidas para protegê-los da concorrência internacional.

O governo prepara ainda a renovação da medida que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de artigos da construção civil até dezembro de 2012.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.