Índice geral Poder
Poder
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em plebiscito histórico, Pará diz 'não' à divisão do Estado

Dois terços dos eleitores paraenses rejeitam a criação do Carajás e do Tapajós

Raimundo Paccó/Frame/Folhapress
Menino empunha bandeira do Pará em rua de Belém, após resultado de plebiscito
Menino empunha bandeira do Pará em rua de Belém, após resultado de plebiscito

SILVIO NAVARRO
ENVIADO ESPECIAL A MARABÁ (PA)
RODRIGO VIZEU
ENVIADO ESPECIAL A SANTARÉM (PA)
AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

No primeiro plebiscito realizado no país para dividir um Estado, o Pará rejeitou ontem a proposta de desmembramento do seu território em três. A ampla maioria dos eleitores paraenses votou "não" na proposta separatista, que daria origem a Carajás e Tapajós, além do Pará remanescente.

Às 23h, com 99,42% das urnas apuradas, a frente contrária à divisão vencia com folga as disputas pela criação do Carajás (com 66,5% dos votos válidos) e do Tapajós (67%). A vitória esmagadora na capital Belém, que tem 20% da população, foi decisiva. Lá, o "não" teve 95% dos votos.

O resultado confirma a pesquisa Datafolha e impõe dura derrota ao marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela campanha separatista. Líderes do Tapajós creditaram parte da derrota à estratégia de unificar a propaganda, a cargo de Duda. Em Belém, os antisseparatistas comemoraram a vitória. Para evitar o sentimento revanchista, o governo fala em buscar recursos para reduzir as desigualdades regionais.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.