Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crescimento muito acelerado gerou suspeitas de desvio

DE SÃO PAULO

O aumento expressivo do fluxo de investimentos estrangeiros para o setor produtivo brasileiro neste ano levantou suspeitas de que parte desses recursos foi direcionada, na verdade, para aplicações financeiras.

Analistas do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) acreditam que isso começou a ocorrer em outubro de 2010, quando o governo aumentou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 2% para 6%.

A partir daí, o Ipea observou que a entrada de investimento para aplicações financeiras começou a diminuir, enquanto os investimentos produtivos passaram a aumentar em ritmo mais acelerado.

O Ipea destaca que, neste período, os investimentos produtivos ficaram mais voláteis, apresentando uma instabilidade comum às aplicações financeiras. Para o coordenador do Grupo de Análise e Previsões do Ipea, Roberto Messenberg, isso reforça suspeitas.

O advogado Alexandre Tadeu Navarro afirma que é relativamente simples montar operações que disfarcem aplicações financeiras como se fossem investimentos produtivos, mas elas são muito difíceis de rastrear.

Os especialistas acreditam que essas operações perderam força nos últimos meses, porque o Banco Central começou a reduzir a taxa de juros, diminuindo a rentabilidade das aplicações financeiras.

(EF e MS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.