Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Presidente tira férias na Bahia, mas monitora o governo com seu iPad

DE SÃO PAULO

A partir de hoje, quando começa um período de dez dias de descanso na Base de Aratu (BA), Dilma Rousseff terá um aliado para se manter a par do que acontece em Brasília: o tablet, dispositivo que se tornou indispensável no dia a dia da presidente.

Dilma se tomou de amores pelo iPad, da Apple, aos poucos. De início, demonstrava dificuldade de navegar pelos aplicativos e de lidar com o teclado na tela touch screen.

Hoje ela lê ao menos dois jornais internacionais todos os dias no tablet, tem uma vasta biblioteca de e-books baixados e despacha com ministros por meio da máquina.

Agora está lendo "Confidence Men: Wall Street, Washington, and the Education of a President", de Ron Sus-kind, que narra bastidores dos dois primeiros anos de mandato de Barack Obama.

"Quando chega o clipping de jornais da EBC, ela já leu de cabo a rabo o 'Financial Times' e o 'Le Monde' no iPad, logo cedo", diz um auxiliar.

É uma mudança de hábito em relação a Lula, que, segundo ex-auxiliares, preferia recorrer à compilação de jornais feita pela EBC.

O responsável por abastecer o iPad de Dilma com novos aplicativos e obras é o assessor pessoal Anderson Dorneles, que a acompanha desde o Rio Grande do Sul. "Ela tem umas seis telas só de aplicativos", conta um ministro.

Nos voos internacionais, ela costuma ler e jogar Sudoku, seu passatempo favorito entre os jogos do tablet.

Para auxiliares que aguardavam ansiosos por uma folga após um ano de trabalho (e de broncas), a engenhoca é um sinal de que o descanso pode ser apenas parcial. "Já estamos preparados para receber e-mails de cobrança e ligações da presidente, já que ela vai estar acompanhando tudo pelo tablet", aposta um ministro.

(VERA MAGALHÃES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.