Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em balanço, governador destaca reajustes

DE SÃO PAULO

Ao fazer um balanço, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) destacou 2011 como o ano da "valorização dos recursos humanos do Estado", referindo-se aos reajustes que concedeu para as principais carreiras do funcionalismo.

"Eu diria que esse ano foi um ano importante de valorização dos recursos humanos do Estado. Segurança, Saúde, Educação, todos tiveram reajuste bem acima da inflação, dando ganhos reais pro funcionalismo", disse. Os reajustes tiveram um impacto de R$ 1 bilhão este ano.

Questionado pela Folha, Alckmin destacou também a condução da política educacional, a queda nos índices de criminalidade e a aprovação na Assembleia Legislativa do novo fundo de previdência complementar do Estado, que mudará o regime de aposentaria dos funcionários que ingressarem no serviço público.

Apesar de ter conseguido aprovar todos os projetos que enviou para a Assembleia, o governador enfrentou dificuldades com os deputados estaduais de sua base, que dizem ser escanteados pela equipe de Alckmin.

OPOSIÇÃO

As proporções do descontentamento dos parlamentares foram conhecidas quando um deputado da base do governo, Roque Barbiere (PTB), denunciou a existência de um esquema de venda de emendas a prefeitos.

Para o presidente PT paulista, deputado estadual Edinho Silva, apesar do "nítido esforço de Alckmin" em mudar a imagem do governo com os servidores e o governo federal, a gestão do tucano ainda tem contornos "muito conservadores".

"O orçamento foi aprovado sem que nenhuma sugestão das audiências públicas fosse acatada", exemplificou. "Ele não investe no diálogo. Por isso teve uma dificuldade imensa com sua base na Assembleia", concluiu.

E, apesar do clima de lua de mel com a presidente Dilma Rousseff, o primeiro ano do governo Alckmin também foi marcado por uma política ofensiva na região metropolitana de São Paulo, onde cidades importantes são governadas por prefeitos do PT.

Só para o ABC paulista o governo anunciou investimentos de R$ 6,3 bilhões.

(DANIELA LIMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.