Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Camelô vende camisas com rosto de Dilma enquanto espera para ver presidente

Comerciante arma varal com roupas e faz vigília ao lado de área privativa da Base Naval de Aratu, onde petista passa férias

Danilo Verpa/Folhapress
Humberto da Silva vende camisa com rosto da presidente
Humberto da Silva vende camisa com rosto da presidente

GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

O petista Humberto de Jesus da Silva, 60, faz uma vigília solitária, ao lado da Base Naval de Aratu (BA), para ver de perto a presidente Dilma Rousseff, que está em férias no local.

Ele armou um varal na praia de Inema, a poucos metros do muro que separa a área privativa da base, onde vende camisetas com estrelas do PT e com os rostos de Lula, Dilma e até do líder sul-africano Nelson Mandela.

"Venda tem muito pouco, o que eu queria mesmo é vê-la", diz o comerciante baiano, filiado ao partido de Dilma há dez anos.

Morador de Salvador, ele alugou por R$ 500 uma casa na região para passar as férias com a família em Inema.

Se conseguir ver a presidente, Silva repetirá o feito do Réveillon de 2010, quando foi à mesma praia e avistou o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Base Naval de Aratu fica a 42 km do centro da capital baiana, na península do Paripe, um recanto paradisíaco da baía de Todos os Santos.

Cercada por mata atlântica, a praia privativa tem areia branca e água verde esmeralda. Antes de Dilma e Lula, Fernando Henrique Cardoso também descansou no local, logo após ser reeleito, em 1998.

Dilma tem sido mais arredia ao público que os antecessores. Desde que chegou ao local, na segunda-feira, ela só foi à praia uma vez. A presidente passa a maior parte do tempo na casa destinada às autoridades.

Dilma faz caminhadas diárias nas alamedas arborizadas da base, onde não pode ser alcançada pelas lentes dos fotógrafos.

Já Lula e FHC eram avistados com mais frequência por quem estava na praia de Inema. O tucano, segundo relembram os vizinhos da base, costumava sair da área militar e cumprimentá-los.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.