Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conselho aponta ação de 70 traficantes na cracolândia

DO "AGORA"

Levantamento de conselho da Prefeitura de São Paulo aponta que 70 traficantes atuavam em setembro passado no coração da cracolândia, entre a alameda Dino Bueno, a rua Helvétia e a praça Julio Prestes, no centro.

Os números do Comuda (Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool) também apontam a presença de 1.664 dependentes químicos em toda a cracolândia, sendo 622 mulheres (103 gestantes) e 199 crianças.

Planejamento feito pela PM para a ação na cracolândia identificou cerca de 400 viciados em drogas, como o crack, que formam uma "população permanente" na área, diz a prefeitura.

Segundo o coronel Wagner Rodrigues, é difícil constatar a diferença entre tráfico e porte na região, onde há diversos microtraficantes, que repartem e revendem o crack.

Com pouca quantidade da droga, usuários e microtraficantes evitam o flagrante, se livrando dela ao notar a chegada da polícia, diz o coronel.

Mas a dispersão das pessoas com a operação facilita a investigação, diz o delegado Antonio Luis Tuckumantel.

Segundo o delegado, os usuários foram para locais mais visíveis, facilitando abordagens.

O levantamento do conselho aponta ainda outro problema: a gravidez de dependentes da droga.

Uma em cada seis mulheres da cracolândia estava grávida em setembro de 2011.

Grande parte das grávidas do crack é menor de idade, segundo o psiquiatra João Manoel Bertolote, professor da Faculdade de Medicina de Botucatu. "As mães estão cada vez mais novas e não têm nenhum interesse nas crianças", diz o professor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.