Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma vistoria obras do PAC para definir corte no Orçamento

Presidente visita projetos com problemas de execução no Nordeste para manter investimento em prioridades

PT quer aproveitar giro para pedir a Dilma que participe de eventos de pré-campanha em capitais, como em SP

NATUZA NERY
DIMMI AMORA
DE BRASÍLIA

Para tentar melhorar a evolução dos investimentos públicos este ano, a presidente Dilma Rousseff vai vistoriar pessoalmente as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) pelo país.

A Folha apurou que o objetivo é visitar obras com problemas de execução e atrasos no calendário.

A decisão de viajar para fiscalizar os projetos estratégicos do governo foi comunicada ao ex-presidente Lula na semana retrasada.

Interlocutores da presidente afirmam, ainda, que a ideia partiu da constatação de que, em 2011, houve redução no ritmo do PAC.

O PT deve aproveitar a ronda da presidente para pedir participação na pré-campanha em algumas capitais, entre elas São Paulo.

Auxiliares da presidente, porém, afirmam que ela permanecerá mais distante da corrida eleitoral neste primeiro semestre.

Ao menos por ora, a preocupação é com o andamento das obras. Eleição, dizem, só no segundo semestre.

CORTE NO ORÇAMENTO

Nos cálculos do Palácio do Planalto, a desaceleração do PAC ocorreu por problemas de gestão e por conta do bloqueio orçamentário feito no ano passado, quando o Ministério da Fazenda anunciou um corte de R$ 50 bilhões nos cofres da União.

A economia visava reduzir despesas para cumprir a meta de superavit primário. O problema é que o ajuste fiscal acabou atingindo investimentos públicos. É justamente isso que Dilma pretende evitar neste ano.

O plano é fazer um levantamento in loco dos projetos públicos prioritários. Depois, blindá-los da tesoura do Ministério da Fazenda.

Na equipe econômica, fala-se em um ajuste fiscal da ordem de R$ 60 bilhões.

No Planalto, porém, o montante é considerado salgado demais para uma presidente que deseja atingir um patamar de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) superior a 4%.

Dilma inicia o giro pelo PAC na próxima semana. Em três dias, pretende passar por quatro Estados: Paraíba, Pernambuco, Piauí e Ceará.

Durante a viagem, a presidente fará vistorias em obras de irrigação, da Transnordestina e da transposição do São Francisco. Por ordem de Dilma, alguns canteiros de obras passarão a ter câmeras. A Casa Civil acompanhará as ações por um sistema on-line de monitoramento.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.