Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio Grande do Sul

Desembargador assume chefia de TJ e contraria decisão do Supremo

DE PORTO ALEGRE - O desembargador Marcelo Bandeira Pereira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, começou a despachar ontem como presidente da corte, apesar de uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) ter determinado a suspensão de sua posse. Anteontem, o ministro do STF Luiz Fux atendeu a uma reclamação de outro desembargador do TJ-RS e mandou Bandeira sair da presidência do tribunal. Ele havia assumido o comando da corte gaúcha em cerimônia horas antes.

Como anteontem foi feriado em Porto Alegre, a nova presidência só começaria os trabalhos ontem.

Na liminar, Fux considerou que o TJ desrespeitou critérios de antiguidade no processo de escolha do presidente, ocorrido em dezembro.

Pela decisão, até o julgamento do caso, o comando do tribunal deveria voltar para o desembargador Leo Lima, que havia passado o cargo para Bandeira. Lima, porém, já tinha acertado sua aposentadoria para esta semana.

No fim da tarde de ontem, em novo despacho, Fux aceitou validar atos que já haviam sido assinados pelo novo presidente antes da liminar. Porém, manteve a posse suspensa e mandou o TJ seguir o regimento para casos de "vacância".

Desta vez, o novo comando da corte acatou a ordem e marcou para segunda-feira uma reunião do Pleno (órgão máximo do tribunal) para decidir como cumprir a liminar. A tendência é que o desembargador mais antigo assuma o cargo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.