Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Julgamento contra magistrado deixa de ser secreto

DE SÃO PAULO

As sessões de julgamento de processos contra juízes no Tribunal de Justiça de SP deixaram de ser sigilosas desde ontem.

A corte passou a cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou que julgamentos desse tipo sejam públicos.

Em um dos processos analisados ontem, o Órgão Especial do tribunal decidiu manter o monitoramento de magistrados que não cumpriram metas de produtividade do Conselho Nacional de Justiça.

O colegiado também iniciou o julgamento de um juiz de Ribeirão Preto. Para o relator do caso, Roberto Mac Cracken, o magistrado tomou decisões em processo de interesse de sua namorada, que também era escrevente da vara em que ele atuava.

Segundo o relator, o juiz deveria se considerar suspeito para julgar na causa devido à relação com a escrevente, que poderia tirar proveito de suas decisões.

Mac Craken sugeriu a aplicação da pena de censura ao magistrado, mas a votação foi suspensa por um pedido de vista.

A corte ainda decidiu abrir um procedimento disciplinar contra um juiz acusado de tomar medidas irregulares em processos e de ser autoritário com servidores de sua vara.

No caso há acusação de que o juiz teria proibido a saída de servidores para almoço, sob o argumento de que era preciso melhorar a produtividade no setor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.