Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Religião

Vaticano anuncia bispo italiano como novo embaixador no Brasil

DE SÃO PAULO - O papa Bento 16 nomeou ontem o bispo italiano Giovanni d'Aniello como novo núncio apostólico -cargo que corresponde ao de embaixador- no Brasil.

Por ser um "diplomata de carreira" da igreja, D'Aniello ainda é pouco conhecido entre os religiosos da Igreja Católica no país. Hoje ele ocupa o posto de núncio na Tailândia e no Camboja e de delegado apostólico no Laos e em Mianmar.

O bispo de 57 anos já foi núncio na República Democrática do Congo e começou a carreira como padre na Diocese de Aversa, onde nasceu.

D'Aniello substituirá o também italiano Lorenzo Baldisseri, 71, que vai assumir o cargo de secretário da Congregação para os Bispos -um dos nove "ministérios" do Vaticano.

No Brasil desde 2002, Baldisseri foi alçado ao novo cargo depois de ter costurado um acordo que estabeleceu o estatuto jurídico da igreja. O documento começou a ser desenhado durante visita do papa ao país em 2007.

Com 11 pontos principais, ele ratificou situações existentes, como a validade civil do casamento religioso.

"As relações com o Estado e o governo, na minha condição de núncio e embaixador, estreitaram-se ainda mais com a concretização do acordo Brasil-Santa Sé, constituindo-se como um instrumento jurídico que facilita ainda mais a colaboração de igreja", afirmou Baldisseri em sua carta de despedida.

(DANIEL RONCAGLIA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.