Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

PSDB reforça tese de que lei de ferro das oligarquias é irrevogável

CELSO ROMA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Todas as organizações tendem a concentrar o poder nas mãos de um pequeno grupo de indivíduos. Este é o mote da lei de ferro da oligarquia, retratada em "A Sociologia dos Partidos Políticos", escrito em 1911 por Robert Michels. No caso dos partidos políticos, sejam eles socialistas, social-democratas ou conservadores, todos nascem sob o discurso da democracia, mas, com o passar do tempo, sucumbem à oligarquização.

Prova disso é que, aos 23 anos, o PSDB evitou as prévias como método de seleção de seus candidatos aos cargos eletivos no país.

Oportunidades para democratizar o partido não faltaram. Em 2006 e 2010, nas eleições presidenciais, o PSDB passou por profundas crises geradas pela disputa entre os seus pré-candidatos. Nessas ocasiões, a cúpula definiu o candidato a presidente.

A única experiência de prévias no PSDB-SP ocorreu há 20 anos. Em 1992, os filiados foram consultados para escolher o candidato a prefeito e os partidos para a coligação.

Mesmo assim, a Executiva Municipal interferiu na forma como a consulta foi realizada, alterando a composição da lista de pré-candidatos às vésperas do pleito.

Um dos incluídos, com o apoio de líderes tucanos como Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso e José Serra, o então pré-candidato Fábio Feldmann venceu Getúlio Hanashiro, que, inconformado, denunciou, nas palavras dele, o conchavo de última hora.

Naquela ocasião, a maioria dos filiados vetou uma aliança com o PMDB e permitiu a coligação com partidos de menor expressão como o PDT e o PV, uma decisão que se revelou imprudente.

Com o PSDB dividido, Feldmann teve desempenho ruim nas urnas, sendo um dos candidatos menos preferidos pelos paulistanos.

ESTATUTO

Fundado em 1988, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) estipulou em seu estatuto o princípio da democracia interna, que deveria permitir a máxima participação dos filiados na definição da orientação política, na seleção dos dirigentes, no processo decisório.

Mas, desde a fundação, o PSDB funciona como partido político de quadros, em que líderes tomam decisões e a participação dos demais filiados é mínima e esporádica.

A lei de ferro da oligarquia é irrevogável.

CELSO ROMA é cientista político e especialista em partidos e eleições.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.