Índice geral Poder
Poder
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Azarões ganham força em redutos petistas na capital

Representantes de outros partidos crescem com desconhecimento de Haddad

PT conta com início da propaganda eleitoral na televisão e apoio de Lula para aumentar exposição de candidato

SILVIO NAVARRO
DE SÃO PAULO

Com o candidato do PT ainda desconhecido pelos eleitores, os azarões da corrida à Prefeitura de São Paulo alcançam seus melhores índices em redutos historicamente dominados pelos petistas.

O deputado Celso Russomanno (PRB), que alcança 19% das intenções de voto no cenário mais favorável para ele na pesquisa mais recente do Datafolha, publicada na semana passada, chega a 26% na zona leste da cidade.

O vereador Netinho de Paula (PC do B) é mais lembrado pelos eleitores da zona norte, e o deputado Paulinho da Força (PDT) tem mais simpatizantes na zona leste. Na região sul, o deputado Gabriel Chalita (PMDB) ganha força.

Os bairros da periferia onde os azarões se saem bem concentram grande parte dos eleitores que votaram no PT nas últimas eleições municipais, mas a maioria dessas pessoas não sabe que o ex-ministro da Educação Fernando Haddad é o candidato do partido à prefeitura.

Segundo o Datafolha, 59% dos paulistanos não conhecem Haddad. Na região norte da cidade, o grau de desconhecimento do candidato petista chega a 67%.

Os petistas apostam que a candidatura de Haddad deslanchará com a propaganda eleitoral na televisão, a partir de agosto, e especialmente com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu lado.

É possível que alguns dos candidatos que hoje se saem bem nos redutos petistas estejam fora do páreo quando o horário eleitoral gratuito começar. O PC do B de Netinho tende a apoiar Haddad, e o PDT de Paulinho negocia com petistas e tucanos.

O caso de Chalita é diferente. Os petistas acreditam que sua presença na disputa ajuda a dividir o eleitorado que tradicionalmente vota contra o PT, o que pode prejudicar a candidatura do ex-governador José Serra (PSDB).

Serra, favorito nas prévias convocadas pelos tucanos para definir no próximo dia 25 seu candidato na capital, lidera a corrida à prefeitura com 30% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

Foi na periferia de São Paulo que a candidata do PT nas eleições de 2008, Marta Suplicy, obteve seu melhor desempenho. Marta teve 77% dos votos em Parelheiros, na zona sul, e 69% em Cidade Tiradentes, na zona leste.

Quando os eleitores indicam suas preferências ao Datafolha espontaneamente, sem a apresentação do cartão com os nomes de todos os candidatos que estão na disputa, Marta ainda é lembrada por 10% dos eleitores na zona sul e na zona leste.

É nessas franjas do mapa da cidade que Serra enfrenta maior resistência ao seu nome, e que o prefeito Gilberto Kassab (PSD), que derrotou Marta em 2008 e agora apoia Serra, alcança índices de rejeição mais altos.

De acordo com o Datafolha, Serra tem melhor desempenho nos bairros mais próximos do centro e na zona oeste da capital. No extremo da zona leste, Serra tem cinco pontos porcentuais menos do que a média na cidade -cai de 30% para 25%.

Na zona leste, Serra aparece empatado com Russomanno. O deputado foi candidato a governador em 2010 e por isso ainda é lembrado por muitos eleitores, mas terá pouco tempo para fazer propaganda na televisão quando a campanha começar, se mantiver sua candidatura.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.