Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Toma lá, dá cá' é passado, diz novo líder

DE BRASÍLIA

O novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM), 51, afirmou à Folha que "a política do 'toma lá, dá cá' está no passado".

"Os partidos terão direito de indicar, mas dentro de um novo contexto", disse, referindo-se a cargos e emendas parlamentares. Braga sustenta que, após a crise, "o PMDB está pacificado".

-

Folha - Enquanto o sr. assume a liderança do governo, o PR vai para a oposição. Vai procurá-los?

Eduardo Braga - A questão do PR é pontual e a nossa avaliação é de que é melhor deixar como está para ver como fica. O PR precisa compreender que essa não é a lógica. Desde 2002, o país vem passando por uma nova lógica, com as transformações econômicas e sociais.

Agora, chegou o momento de novas práticas também na política. A política do "toma lá, dá cá" está no passado.

As alianças precisam de compromissos com os projetos. Não se pode condicionar.

O sr. vai levar pedidos de emendas e nomeações?

Sou um facilitador da interlocução entre o governo e as instituições. Agora, há questões que cabem aos partidos. O que estamos fazendo é colocar como as coisas devem ser postuladas.

O que não é natural é que as pessoas não sejam escolhidas pelo projeto. Os partidos terão direito de indicar, mas dentro de um novo contexto.

A cúpula do PMDB sente-se desprestigiada com a troca do senador Romero Jucá (AP) pelo sr. Como vai lidar com essa instabilidade?

A semana foi agitada, mas terminou bem. O PMDB está pacificado.

Depois da minha oficialização, só trabalhei dentro do PMDB para unir o partido, fiz uma reunião da bancada para que pudéssemos nos posicionar publicamente juntos.

Setores do governo avaliam que a mudança representou uma derrota para o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL)?

De forma alguma. A presidente Dilma fez foi um movimento para unir ainda mais o PMDB, e com o PMDB unificado, só significa condições melhores para o líder Renan trabalhar.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.