Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES painel@uol.com.br

Derrota contratada

A tríade Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti recebeu conselhos de vários articuladores experientes para negociar pontualmente pelo menos três pontos do Código Florestal que poderiam aplacar a sanha dos ruralistas e impedir uma derrota considerada líquida e certa do governo na Câmara. São eles a necessidade de recomposição de áreas de preservação ambiental na chamada zona de expansão urbana, nas margens de rios e em pequenas propriedades rurais.

O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) defende negociar, mas a ordem no Planalto continua sendo não alterar em nada o texto aprovado pelo Senado.

Caldeirão O Planalto quer adiar a votação do código, mas ninguém acredita que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), resista à intensa pressão para colocar a matéria em pauta já.

Se a moda pega Dilma confessou a interlocutores que está se divertindo com o ritual de surpreender jornalistas e congressistas com anúncios de troca de ministros e líderes à noite, principalmente às sextas-feiras.

Férias O ex-presidente Lula deve fazer uma viagem de uma semana para descansar antes de retomar suas atividades no Instituto Cidadania, em 30 dias. Os médicos só o liberaram para viagens de trabalho a partir de maio.

Plano B O líder do PR no Senado, Blairo Maggi (MT), fez chegar ao novo líder do governo da Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM), que aceitaria o Ministério do Desenvolvimento, hoje ocupado por Fernando Pimentel. Sem os Transportes, o PR anunciou que vai para a oposição.

Blefe O governo não se assusta com a bravata de que os rebelados do Senado vão apoiar CPIs. A avaliação é que nem o PR aguenta uma apuração sobre o Dnit, nem o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), estaria disposto a falar em investigação em meio ao caso Carlinhos Cachoeira.

Número mágico Antes de suspender a agenda até terça, quando voltará da viagem em que comemora seu 70º aniversário, José Serra estipulou meta ousada para assessores: quer empenho para obter 80% dos votos nas prévias do próximo domingo.

Mantra O QG de Fernando Haddad comemora a volta do caso Controlar ao noticiário dois dias após o pré-candidato ter defendido o fim da taxa de inspeção veicular. Com Gilberto Kassab e Eduardo Jorge (PV) sob nova investigação do Ministério Público, o tema continuará pautando entrevistas do petista.

Varejo Empenhado em arrastar o PSB para a aliança tucana, Geraldo Alckmin ampliará de 67 para 402 o número de municípios atendidos pelo secretário de Turismo, Márcio França, dirigente da sigla. O upgrade na pasta será possível graças à reserva de R$ 50 milhões anuais para cidades ranqueadas pela infraestrutura turística.

Dendê 1 Pré-candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, ACM Neto esteve com Serra para tratar da intrincada negociação para que o

PSDB se alie ao seu partido na capital baiana.

Dendê 2 Dirigentes "demos" subiram o tom e passaram a dizer que, sem acordo na Bahia, é improvável que o partido feche acordo com os tucanos em São Paulo. Nesse cenário, a dupla aliança com o PMDB seria prioritária.

Dois em um Carlos Bezerra, mais próximo de Serra e Kassab, e Mauro Bragato, ex-secretário de Alckmin, disputam a liderança tucana na Assembleia paulista.

Tiroteio

Não se pode mais falar de campanha eleitoral nas redes sociais antes de julho. Mas 'trolar' o TSE ainda pode, né? Até porque eles não sabem o que isso significa.

DA PRÉ-CANDIDATA DO PPS À PREFEITURA DE SP, SONINHA FRANCINE, sobre a decisão da Justiça que veta uso do Twitter e Facebook para fins de divulgação de candidaturas antes do início formal da campanha, em 5 de julho.

Contraponto

Velha roupa colorida

Durante reunião com dirigentes sindicais em 2006 no Planalto, Lula reencontrou Geraldino Santos, secretário da Força Sindical e ex-companheiro de greves. O então presidente percebeu que ambos usavam ternos de tecidos e cores iguais e disse:

-Como você vem aqui usando terno igual ao meu?

Geraldino respondeu, constrangido:

-Eu só tenho ele. O senhor tem vários.

Lula riu e arrematou:

-Antigamente os nossos macacões eram todos iguais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.