Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sob ameaça de expulsão, Demóstenes não renuncia

DEM quer afastar senador em processo sumário; político diz que vai resistir

Demóstenes avisa o partido que não vai se desfiliar; objetivo é evitar a suspensão de seus direitos políticos

CATIA SEABRA
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O DEM decidiu ontem abrir processo para expulsar o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) por "reiterado desvio de conduta partidária".

Para evitar o desgaste em ano eleitoral, o rito será sumário: Demóstenes, investigado pela Procuradoria-Geral da República por sua relação com o empresário Carlos Cachoeira, tem prazo de uma semana para a defesa, mas a expulsão é dada como certa por membros da sigla.

É o que a defesa de Demóstenes queria: dentro da estratégia de forçar a expulsão, ele desafiou a cúpula do DEM e não atendeu ao ultimato para explicar seu envolvimento com Cachoeira, suspeito de explorar jogos ilegais.

Demóstenes disse a interlocutores que, para o sucesso de sua defesa jurídica, prefere ser expulso a sair do partido. Ele avisou o DEM que não apresentaria o pedido de desfiliação alegando que precisa de tempo para analisar o inquérito da Polícia Federal, mas sua intenção é evitar a perda dos direitos políticos.

Segundo sua defesa, a saída voluntária levaria à sua inelegibilidade. Um pedido de desfiliação pode ser encarado como manobra para a perda de mandato, já que o DEM pode exigir sua vaga ao Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo essa interpretação, a Lei da Ficha Limpa determina que o parlamentar, ao abrir mão do mandato para escapar de um processo de cassação, fica inelegível.

O senador trabalha com a hipótese de licença temporária. Ele disse ontem ao colega de partido Ronaldo Caiado, deputado por Goiás, que acredita ter força para enfrentar o processo sem renunciar.

Ontem, o PSOL encaminhou um ofício pedindo para antecipar a reunião do Conselho de Ética do Senado na qual será escolhido o presidente do órgão, que decidirá se abre processo de cassação contra Demóstenes.

No Senado, os colegas do goiano voltaram a cobrar explicações de Demóstenes e afirmaram que sua atual situação é insustentável.

Na avaliação do Planalto, Demóstenes pode até vencer na Justiça, mas já é uma "página virada" na política.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.