Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Sinais trocados

Dilma Rousseff cobrou de Ideli Salvatti o que chamou de "informações insuficientes'' sobre o andamento da CPI do Cachoeira. O Planalto avalia que a ministra, ocupada com sua defesa na compra de lanchas pelo Ministério da Pesca, deixou que a CPI -que era para constranger a oposição- passasse a ter como foco a construtora Delta, principal empreiteira do PAC.

"A agenda do PT não é a agenda de Dilma", diz um expoente do governo. A presidente, com a avaliação batendo sucessivos recordes, não teria interesse em brigar com a imprensa, um dos setores que o partido, para desviar o foco do mensalão, planeja envolver na CPI.

-

Que fase Dilma também não gostou do encontro de Ideli com dissidentes do PMDB no mesmo dia do aniversário do partido, em que o vice Michel Temer discursou.

Ressaca Por conta do jantar, o PMDB abortou requerimento que transformava em convite a convocação para a ministra depor na Câmara. E o líder Henrique Alves (RN) ignorou pedido do Planalto para tirar Danilo Fortes (PMDB-CE) da relatoria da MP do Brasil Maior, que prevê incentivos à indústria.

A dedo Ministros avaliam que a única forma de blindar o governo é a escolha criteriosa dos membros da CPI, e querem levar uma proposta fechada para Dilma no fim de semana, quando a presidente participa da Cúpula das Américas, na Colômbia.

Fui! Durante cerimônia do Minha Casa, Minha Vida, ontem, o governador Marconi Perillo (GO), citado na Operação Monte Carlo, atravessou o salão para cumprimentar a presidente. Dilma foi rápida e fria, e não deu tempo para registros fotográficos.

Feliz 2013 Com prazo inicial de 180 dias, prorrogáveis, a CPI do Cachoeira pode atravessar as eleições municipais e terminar somente no fim do ano, quando eventuais ressentimentos das urnas podem definir seu resultado.

Oculto 1 Personagem chave nas investigações do "Cachoeiragate", o sargento Idalberto Matias, o Dadá, comprou um apartamento em Brasília, em 2010. Pagou R$ 340 mil à vista. Ele também possui carros e moto.

Oculto 2 Dadá, que é chamado de "Chico" por Cachoeira nas escutas, não declara oficialmente nenhum bem desde 2003, e seus rendimentos tiveram queda significativa a partir de 2007.

'Presidenta' 1 Dilma Rousseff sancionou lei que obriga instituições de ensino públicas e privadas a expedir diplomas e certificados com flexão do sexo da pessoa diplomada, ao designar a profissão ou o grau obtido.

'Presidenta' 2 A lei também estabelece que pessoas já diplomadas podem pedir reemissão gratuita dos certificados com a correção.

Varredura O PSDB da capital abrirá na segunda-feira as inscrições para a chapa de candidatos a vereador. O partido instituiu a necessidade de pesquisa de pendências dos postulantes na Justiça, para evitar riscos de inscrever candidatos ficha-suja.

Ilhado O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi uma das vítimas da tempestade que parou São Paulo na quarta. Ficou preso no carro a caminho de uma palestra sobre Nelson Mandela.

Visita à Folha Gustavo Rocha, presidente da Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Ricardo Moraes, diretor de Comunicação e Marketing do grupo.

-

tiroteio

"Se eu soubesse que a ministra Ideli Salvatti tinha feito essa desfeita com o presidente da República em exercício, até eu teria votado pela convocação dela para se explicar."

-

contraponto

Em busca da vida eterna

As sessões do STF (Supremo Tribunal Federal) que decidiram pela possibilidade de interrupção da gravidez em caso de anencefalia do feto levaram a uma série de reflexões, por parte dos ministros, sobre vida e morte.

Em seu voto, citando o presidente do tribunal, Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello disse:

-Vossa Excelência já disse que nascemos para morrer.

No intervalo, Marco Aurélio se estendeu sobre o tema:

-Eu não! Quero ficar por aqui um bom tempo. Espero que os espíritos me esqueçam por aqui!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.