Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Demóstenes diz no Senado que provará sua inocência

Em discurso de 20 minutos, senador não menciona relação com Cachoeira

Ex-líder do Democratas questiona atuação do Conselho de Ética, que o processa por quebra de decoro parlamentar

Ueslei Marcelino/Folhapress
O senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), que assistiu ontem a sessão do Conselho de Ética e fez discurso de defesa
O senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), que assistiu ontem a sessão do Conselho de Ética e fez discurso de defesa

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) reapareceu ontem no Senado, disse que provará ser inocente e questionou a condução dos trabalhos do Conselho de Ética, que o processa por quebra de decoro parlamentar por sua ligação com o empresário Carlinhos Cachoeira.

"O que tiver que ser feito judicialmente, vai ser feito. Aqui, eu quero me defender no mérito. Farei e provarei que sou inocente."

Demóstenes afirmou que não pretende "questionar qualquer ato tomado pelo conselho". Mas integrantes interpretaram como recado de que ele pode pedir a anulação do processo.

O ex-líder do DEM fez uma minuciosa leitura do regimento para questionar a eleição do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) à presidência do órgão.

Segundo Demóstenes, Valadares não poderia ter assumido porque a Casa não prevê eleição de presidente interino. Na sessão em que foi eleito por ser o mais idoso entre os integrantes do colegiado, o senador instaurou o processo contra Demóstenes.

Com o alerta, o conselho fez ontem nova eleição secreta para formalizar Valadares. O cargo era do PMDB, mas a sigla abriu mão, pois nenhum dos 19 membros quis assumir.

A aparição do ex-líder do DEM constrangeu os integrantes do conselho, que ouviram o discurso em silêncio.

O senador chegou sozinho e sentou-se na primeira fileira para acompanhar a sessão.

Falou por 20 minutos sem mencionar as acusações de sua ligação com Cachoeira e deixou a sala para não "constranger a comissão".

O senador tem dito estar disposto a participar das reuniões do conselho. E prometeu fazer sua defesa oral no colegiado depois de encaminhá-la por escrito.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.