Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Em documentário, FHC diz que pensou em ser padre

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso retornou ontem a Brasília para ser homenageado durante lançamento de um documentário sobre sua trajetória.

Produzido pela TV Câmara, "A Construção de Fernando Henrique" mostra FHC desde a infância até os seus dois mandatos à frente do mais alto cargo do país. A estreia está prevista para amanhã, às 21h30.

No documentário, dirigido por Beto Stefanelli, Fernando Henrique conta que se mudou do Rio de Janeiro -então capital do país- para São Paulo na década de 1940, quando as carroças ainda dominavam as ruas.

Na época, diz, nunca pensara em ser presidente, mas sim padre.

O ex-presidente relata ainda seu ingresso na política e sua gestão na Presidência. Agradece, inclusive, à presidente Dilma Rousseff pela carta que lhe enviou quando ele comemorou 80 anos.

Além dos relatos em primeira pessoa, o documentário traz declarações de amigos de infância, como o historiador Boris Fausto e o filósofo José Arthur Gianotti.

Ao final do evento, em entrevista, FHC defendeu a instalação de uma CPI para investigar o caso do empresário Carlinhos Cachoeira. Disse estar "cansado de corrupção" e que é preciso "passar a limpo todas as questões com serenidade porque as suspeitas atingem quase todos os partidos".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.