Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidades do ES tinham 'fila' para licitações

Interceptações telefônicas indicam que esquema definia vencedores em sete prefeituras

MARCO ANTÔNIO MARTINS
ENVIADO ESPECIAL A PRESIDENTE KENNEDY (ES)

A Polícia Federal descobriu indícios de que ao menos sete cidades do Espírito Santo criaram uma "fila de empresários" para definir os vencedores de suas licitações.

Segundo a PF, um "organizador de filas" convidaria empresas para a disputa de concorrências, mas já avisaria qual obra seria realizada.

O relatório pertence à Operação Lee Oswald, que apurou fraudes em licitações e desvio de verbas em Presidente Kennedy e levou à prisão de 28 pessoas, incluindo o ex-prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta.

O suposto acordo entre empresas, com a possível participação de servidores, ocorreria em Vitória, Presidente Kennedy, Anchieta, Cariacica, Viana, Linhares e Serra.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Pedro Feu Rosa, determinou que a PF aprofunde as investigações.

Interceptações telefônicas flagraram a conversa de um empresário com um organizador de filas: "Te boto lá em Anchieta. Amanhã eu tenho uma. Tem 11 empresas do seu tamanho fazendo direitinho. Tenho 17 obras", diz o organizador : "Aqui vocês têm um lugar bom. Todo mundo amigo, todo mundo de casa".

A Prefeitura de Presidente Kennedy cancelou todos os contratos assinados pelo prefeito afastado. A de Anchieta diz que cancelou o contrato das lousas digitais. A de Vitória diz estar à disposição do TJ para ajudar nas investigações. A de Cariacica diz que não foi avisada judicialmente. Assessores dos demais prefeitos não foram achados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.