Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Sem intermediários

Além de montar uma rede com inserção em toda a esfera pública, Carlinhos Cachoeira tinha um plano maior: fazer Demóstenes Torres (GO) chegar ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Para isso, pressionou para que o senador se filiasse ao PMDB.

Em conversa captada pela Polícia Federal, Cachoeira questiona Flávia, mulher de Demóstenes: "Ele já foi para o PMDB, não?". Ela responde citando o líder Renan Calheiros (AL), que agora trabalha para salvá-lo da cassação: "Não, mas o Renan está num amor por ele que está assustando". Cachoeira conclui: "Tem que ir para o PMDB, até pra virar [ministro] do STF, né?".

-

Big Brother Em outra escuta, Demóstenes desabafa com Cachoeira: "Rapaz, você sabe que eu [sic] tô com uma sensação ruim de que tem alguém me seguindo? Não sei se estou ficando doido, meio maluco, estressado". O empresário o acalma: "Quando chego aí fico olhando e não tem ninguém, não".

Combo Tragada pelo Cachoeiragate, a Delta deve perder cerca de 400 obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tocadas pelo Dnit. O governo estuda entregar em um "pacotão'' para as maiores construtoras os pequenos projetos de rodovias tocados pela empresa.

Onde pega O governo quer limpar logo os rastros da Delta no plano federal. Mas a proposta de rateio dos contratos esbarra no TCU (Tribunal de Contas da União), que pode orientar o governo a licitar novamente as obras.

Guardanapo... Pela primeira vez desde que seu nome apareceu na crise, o governador Sérgio Cabral (RJ) procurou ontem caciques do PMDB e do PSDB e o vice-presidente, Michel Temer. Preocupado com a repercussão do escândalo, ele pediu a solidariedade dos interlocutores.

... da humildade De um parlamentar peemedebista sobre o gesto de Cabral, considerado um outsider internamente: "Ele desceu do pedestal e veio falar com o partido".

Calendário Um observador da CPI fez a conta: o plano de trabalho proposto pelo relator, Odair Cunha (PT-MG), prevê a desaceleração de sessões e depoimentos em 60 dias, justamente quando começa a agenda eleitoral.

Degola Integrantes do governo afirmam que a saída de Ricardo Flores da Previ ocorrerá até o fim do mês. A briga entre Flores e o presidente do Banco do Brasil, Adelmir Bendine, também deve fazer outra vítima: o diretor do BB Ricardo Oliveira. O Planalto estuda realojá-los.

De saída Escalado para a campanha de Fernando Haddad (PT), o secretário de Regulação do Ensino Superior, Luís Fernando Massonetto, vai deixar o Ministério da Educação. Ex-chefe de gabinete de Haddad, vai coordenar a participação da comunidade acadêmica na elaboração do plano de governo.

Procura-se Aloizio Mercadante (Educação) procura substituto para a secretaria, que regula as relações com as universidades privadas. O ministro quer alguém que tenha formação jurídica.

Barbearia Depois de pagar R$ 500 mil pela barba do governador Jaques Wagner (PT-BA), a Gillette ofereceu R$ 200 mil pelo bigode de Mercadante. Ele recusou sob a alegação de que sua mulher não o deixa mudar o visual.

Por cima O ex-vereador de São Caetano Hamilton Lacerda, que deixou o PT no escândalo dos aloprados, em 2006, e retornou no ano passado, estrela inserções do partido em rádio e TV.

-

tiroteio

"O brasileiro tem o hábito de poupar. Se o governo decidir mexer na caderneta de poupança, gerará insegurança, especialmente aos pequenos investidores."

-

contraponto

Patrulha da moda

Responsável pela divulgação das fotos do governador Sergio Cabral (PMDB-RJ) com Fernando Cavendish na Europa, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) teve de recorrer à mulher, a ex-governadora Rosinha Matheus, para identificar os caros sapatos que a primeira-dama Adriana Ancelmo exibiu em fotos durante a viagem.

-Eu liguei para Rosinha e disse: tem a sola vermelha e saltos altos, contou Garotinho a jornalistas, ontem.

-É o sapato que a Lady Gaga usa! É um Christian Louboutin, decifrou a ex-governadora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.