Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Remuneração só muda para novo poupador

Ministro da Fazenda diz que mudanças farão com que os bancos reduzam as taxas de rendimento dos fundos

Quanto mais a inflação se distancia da meta fixada pelo governo federal, maior é a perda para a poupança

DE BRASÍLIA

Com as mudanças definidas pelo governo, um poupador que tem hoje uma caderneta de poupança não terá sua remuneração alterada. Mas se ele fizer novos depósitos esse dinheiro fica sujeito à nova regra definida pelo Planalto. A correção será equivalente a 70% da Selic sempre que o BC fixar os juros básicos num valor igual ou menor do que 8,5%.

Caso o juro real (descontada a inflação) chegue a 2%, como é o objetivo declarado da presidente Dilma Rousseff, o rendimento da poupança ficará cerca de 14% menor do que o previsto pelas regras atuais, considerando as atuais expectativas de inflação no país.

Quanto mais a inflação se distancia da meta fixada pelo governo, maior a perda da poupança. Com a meta de inflação de 4,5%, a poupança vai render 4,6% -contra pelo menos 6,17% previstos na regra atual.

O ministro Guido Mantega afirmou que os 70% da Selic foram estabelecidos pois essa foi a maior remuneração paga pela poupança nos últimos dez anos, segundo levantamento feito pelo governo. "Por isso usamos esse critério para estabelecer a remuneração", declarou.

Segundo Mantega, quando poupadores que fizerem depósitos sob as novas regras forem sacar seus recursos, os bancos terão de priorizar as aplicações mais recentes, que terão um rendimento menor.

O ministro da Fazenda afirmou, ainda, que as atuais mudanças na remuneração da poupança fará com que os bancos reduzam suas taxas de remuneração de fundos de investimentos.

"Eles [bancos] cobram taxas de 4%, 3%, 2% ao ano, o que retira parte da rentabilidade dos fundos de investimento. Com essa concorrência da poupança, as instituições financeiras serão levadas a reduzirem suas taxas de administração", declarou o ministro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.