Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Base aliada quer convocar Gurgel, que busca PSDB

DE BRASÍLIA

Com apoio do Planalto, congressistas governistas da CPI do Cachoeira farão nova ofensiva para convocar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

A operação tem o aval do governo que, como o PT, reprova a conduta do procurador. Ministros e petistas questionam o fato de Gurgel não ter aberto nenhum procedimento contra o senador Demóstenes Torres (GO) em 2009, quando recebeu o inquérito da Operação Vegas. Ele não fez a denúncia nem pediu diligências.

Anteontem, Gurgel recusou um convite para falar do caso na CPI. Disse estar impedido de prestar depoimento porque não pode se tornar testemunha no processo. Sobre não ter tocado o processo contra Demóstenes, afirmou que em 2009 não havia elementos para levar o caso adiante.

Ontem Gurgel buscou o apoio da oposição. Pela manhã, recebeu em seu gabinete os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e Álvaro Dias, líder tucano no Senado, durante cerca de uma hora.

À tarde, já no Senado, numa demonstração de que o apelo surtiu efeito, Álvaro Dias combateu a pressão pela presença de Gurgel na comissão, defendendo que isso poderia prejudicar as funções do procurador.

Segundo a assessoria técnica da CPI, mesmo que convocado, Gurgel pode recorrer ao Supremo para não ter de comparecer à comissão.

(NATUZA NERY, JOSÉ ERNESTO CREDENDIO E GABRIELA GUERREIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.