Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Procuradoria paralisou a investigação, diz delegado

Mulher de Roberto Gurgel teria dito à PF que não havia elementos contra Demóstenes

ANDREZA MATAIS
RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA

O delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Souza afirmou ontem à CPI do Cachoeira que uma investigação da PF que indicou o envolvimento de políticos com o grupo de Carlinhos Cachoeira ficou paralisada após ser encaminhada à Procuradoria-Geral da República.

"Não foi feita nenhuma diligência, investigação, após a entrega dos autos", disse sobre a Operação Vegas, que precedeu a Operação Monte Carlo contra Cachoeira.

A Vegas investigou vazamentos de informações sigilosas para o grupo de Cachoeira e esbarrou em autoridades com foro privilegiado, que só podem ser processadas pela Procuradoria no Supremo Tribunal Federal.

Segundo o delegado Souza, em 15 de setembro de 2009, a Procuradoria foi comunicada de que a operação havia identificado a participação de parlamentares no esquema de Cachoeira, entre eles o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) e os deputados Carlos Leréia (PSDB-GO) e Sandes Junior (PP-GO).

O delegado disse que, após a entrega dos documentos, ele se reuniu com a subprocuradora-geral da República, Claudia Sampaio, que lhe explicou, falando em nome do procurador-geral, Roberto Gurgel, que a Procuradoria não tinha encontrado elementos para processar o senador e os deputados. Claudia é mulher de Gurgel.

O depoimento fez com que aumentasse a pressão para convocar Gurgel para que explique por que não agiu diante dos fatos narrados pela PF.

O delegado se comprometeu a ir amanhã checar se o material recebido pela CPI sobre a Vegas corresponde a tudo que foi produzido pela polícia. Senadores suspeitam que não. Os congressistas devem apresentar ainda um pedido para que Claudia Sampaio seja ouvida.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.