Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Manifestantes fazem protesto por instalação de grupo

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Manifestantes fizeram ontem encenações de tortura durante protesto em Porto Alegre em frente a uma antiga sede de órgão do regime militar (1964-1985).

O ato foi organizado pelo "Comitê Carlos de Ré", que reúne militantes de partidos de esquerda e familiares de vítimas da ditadura.

Eles fixaram em frente à casa cartazes com inscrições como "Aqui pessoas foram torturadas e mortas". Também exibiram tabuletas com a foto de presa política da presidente Dilma Rousseff.

O imóvel, chamado pelos manifestantes de "sucursal do Dops" (Departamento de Ordem Política e Social), hoje é particular e está à venda.

O protesto reuniu cerca de cem pessoas. Eles cobram o início dos trabalhos da Comissão da Verdade, criada pelo governo federal para apurar crimes do período, e a punição de responsáveis por torturas e desaparecimentos.

Vereadores do PSOL de Porto Alegre puxaram a manifestação. O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT) participou.

Em março, um movimento chamado "Levante Popular da Juventude" organizou protestos pelo país na frente de casas de suspeitos de crimes na ditadura.

Segundo Christine Rondon, integrante do comitê em Porto Alegre, a ideia do movimento é identificar locais onde ocorreram crimes durante o regime para chamar a atenção para a causa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.