Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Personalidade

Neiva Moreira, fundador do PDT, morre aos 94 anos no Maranhão

DE SÃO PAULO - O ex-deputado federal Neiva Moreira, 94, morreu ontem em São Luís. Ele estava internado desde 31 de março por complicações respiratórias. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota: "Guardarei sempre as boas lembranças de minha convivência com Neiva Moreira".

Natural de Nova Iorque (a 544 km de São Luís), José Guimarães Neiva Moreira nasceu em 10 de outubro de 1917.

Fundou jornais no Piauí e Maranhão. No Rio, passou pelo "Diário da Noite", "O Jornal" e pela revista "O Cruzeiro".

Sua carreira política começou em 1950, quando foi eleito deputado estadual no Maranhão. Defendeu a criação da Petrobras e da Eletrobras. Em 1955, foi eleito deputado federal pelo PSP e ajudou a fundar a Frente Parlamentar Nacionalista. Reelegeu-se em 1958 e 1962, ainda pelo PSP. Apoiou a Revolução Cubana de 1959.

Em 1964, Neiva Moreira teve seu mandato cassado pelos militares e seguiu para o exílio. Em 1979, com a abertura política, voltou ao Brasil e, ao lado de Leonel Brizola, participou da fundação do PDT, pelo qual foi deputado federal. Neiva também presidiu o PDT.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.