Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Alckmin intensifica presença de Serra em eventos oficiais

Desde que tucano lançou candidatura, os dois foram a cinco atos juntos; em todo o ano passado, foram sete aparições

Com boa avaliação, governador ganha peso como cabo eleitoral e dá força a tese de 'dobradinha' em SP

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

Desde que José Serra (PSDB) decidiu entrar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) intensificou a presença do tucano nos palanques de eventos oficiais.

A entrada de Serra na corrida eleitoral foi anunciada no dia 25 de fevereiro. De lá para cá, em cerca de dois meses e meio, portanto, o pré-candidato tucano subiu no palanque de Alckmin em cinco eventos do Palácio dos Bandeirantes. Como comparação, em todo o ano passado, os dois estiveram juntos em sete agendas oficiais.

A campanha de Serra conta, principalmente, com o suporte de Alckmin e o do prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas a gestão do governador tem avaliação melhor que a do prefeito, o que lhe dá mais peso como cabo eleitoral.

A última pesquisa Datafolha sobre o desempenho de Alckmin mostrou que sua administração é considerada ótima ou boa por 48% dos paulistas. Já a gestão do prefeito é aprovada por 26% dos moradores da capital.

Como justificativa à presença do pré-candidato, Serra tem sido levado por Alckmin a eventos que tenham conexão com sua passagem no governo do Estado ou na prefeitura em gestões anteriores.

ESTRATÉGIA

Na última sexta-feira, por exemplo, os dois tucanos foram inaugurar um novo laboratório de robótica da Rede Lucy Montoro.

Como ocorreu em todas as agendas até agora, Serra não discursou, mas permaneceu o tempo inteiro ao lado de Alckmin. Ao final, deu entrevistas e disse que a rede, inaugurada por ele quando governador, "foi uma das melhores coisas" que fez em "toda a vida pública".

A participação de Serra em eventos organizados por Alckmin será ainda mais constante após a convenção do PSDB, marcada para 17 de junho, quando a candidatura do tucano será oficializada.

A interlocutores Alckmin avaliou que é possível Serra explorar parcerias entre governo do Estado e prefeitura em pelo menos cinco áreas: educação, saúde, segurança, saneamento e transporte sobre trilhos. Em reuniões com apoiadores, Serra sempre tem ressaltado que fará uma "dobradinha" com Alckmin. Ele tem dito que o governador funciona como um "segundo prefeito" de São Paulo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.