Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vice-presidente do Banco do Brasil deixa cargo e abre espaço para o PR

Ricardo Oliveira renunciou ao posto após disputa com a Previ

ANDREZA MATAIS
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA

O vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, Ricardo Oliveira, renunciou ontem ao cargo.

Braço direito do presidente da instituição, Aldemir Bedine, Oliveira deixa a instituição após uma disputa nos bastidores envolvendo as cúpulas do Banco do Brasil e da Previ, fundo de pensão dos funcionários do banco.

Sua saída faz parte da dança de cadeiras determinada pela presidente Dilma Rousseff na instituição e na própria Previ. Abre, ainda, espaço para que o Palácio do Planalto acomode um indicado pelo PR, que perdeu o controle sobre o Ministério dos Transportes após a saída de Alfredo Nascimento.

Conforme antecipou a Folha, o ex-senador Cesar Borges (PR-BA) substituirá Ricardo Oliveira no cargo.

Ricardo Flores, presidente da Previ, também renunciará a pedido do governo.

A data ainda não está definida, mas a saída ocorrer até a semana que vem.

Ele está no cargo desde de junho de 2010, tendo ficado no posto por um período muito menor que o máximo permitido, de seis anos.

O Ministério da Fazenda também busca uma colocação para Flores -talvez um posto no exterior ou uma subsidiária do banco.

A cúpula do Banco do Brasil, no entanto, não quer ouvir falar na segunda hipótese por temer um prolongamento da atual crise.

COTADOS

Os mais cotados para o comando da Previ são os vice-presidentes Ivan de Souza Monteiro (Gestão Financeira) e Robson Rocha (Gestão de Pessoas).

Já o vice-presidente Alexandre Abreu (Negócios de Varejo), outro nome frequentemente lembrado, não deve ser liberado a mudar de função, porque sua atuação no BB é considerada essencial pela cúpula do banco.

A posse de Cesar Borges está inicialmente prevista para o dia 16, mas ainda pode haver mudanças no calendário.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.