Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comandantes acompanharam ato com discrição

DE BRASÍLIA

Os comandantes militares presentes ontem no Planalto acompanharam a solenidade com discrição e sem interagir com outras autoridades.

Enzo Peri (Exército), Juniti Saito (Aeronáutica) e Julio Soares de Moura Neto (Marinha) estavam acompanhados do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi.

Aplaudiram a entrada das autoridades e a saudação final, mas, em contraste com o público, não acompanharam as palmas em vários momentos -como no ano passado, durante a sanção da lei que criou a Comissão da Verdade.

Isso ocorreu em um dos momentos mais contundentes do discurso de Dilma ontem, quando ela disse que respeitava e reverenciava "os que lutaram pela democracia enfrentando bravamente a truculência ilegal do Estado".

"Nunca deixarei de enaltecer esses lutadores e lutadoras. Também reconheço e valorizo pactos políticos que nos levaram à redemocratização", disse a presidente.

Após a fala de Dilma, a Folha tentou falar com o general Enzo Peri. Ele apenas disse: "Muito bem, muito bem, obrigado, muito bem, muito bem, obrigado". As Forças Armadas não se manifestaram.

Representantes do Judiciário, assim como os chefes militares, foram embora do local assim que o discurso da presidente terminou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.