Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Procurador-geral afirma que se explicará por escrito

DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que irá atender o pedido de explicações por escrito feito anteontem pela CPI do Cachoeira. "Como um homem educado que sou, vou responder à CPI", afirmou Gurgel durante a instalação da Comissão da Verdade.

Gurgel indicou que usará todo o prazo concedio pela CPI: cinco dias úteis.

Na semana passada, congressistas, em especial do PT, tentaram aprovar a convocação de Gurgel, acusador do processo do mensalão, para depor pessoalmente na CPI.

Gurgel é acusado por membros da CPI de ter segurado a investigação contra o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) durante a Operação Vegas da Polícia Federal, que investigou Cachoeira em 2009. A CPI quer esclarecimentos sobre esse episódio.

Gurgel já argumentou que, por ser o procurador-geral, não pode se posicionar sobre a investigação sobre Demóstenes. Ele afirma que é parte atuante no caso e que, por isso, está impedido de se posicionar como testemunha.

Questionado se, perante a lei, havia diferença entre depor pessoalmente e responder por escrito as perguntas da comissão, disse que não.

CACHOEIRA

Seis dos oito auxiliares de Carlinhos Cachoeira vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal para não depor à CPI, o que pode esvaziá-la.

Nesta semana, o ministro do STF Celso de Mello impediu que Cachoeira fosse ouvido, acatando argumento da defesa de que ele não tinha tido acesso ao material.

O argumento dos demais convocados será o mesmo do advogado de Cachoeira, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos: falta de acesso às provas. Eles dirão que seus clientes ainda não foram ouvidos pela Justiça.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.