Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PF realiza ação para combater o desmatamento ilegal em RR

Polícia aponta o envolvimento de três servidores do Incra e oito do Ibama

Segundo a investigação, madeireiros fraudavam papéis; desmatamento cresceu 363% de agosto de 2011 a março de 2012

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

A Polícia Federal deflagrou ontem uma operação contra suposto esquema de corrupção envolvendo madeireiros e servidores que permitia o desmate ilegal em Roraima.

Entre os 44 suspeitos com mandados de prisão está Cássio Mendes, o chefe de fiscalização do Ibama no Estado.

A PF vê envolvimento de oito servidores do Ibama, três do Incra e de sete servidores dos órgãos ambiental e fundiário do Estado. Ao menos 115 pessoas serão indiciadas.

O desmatamento no Estado aumentou 363% de agosto de 2011 a março deste ano.

Segundo a PF, os madeireiros fraudavam registros de terra no Incra. Com os papéis, obtinham licenciamentos ambientais do Estado para extrair madeira. Servidores do Ibama são suspeitos de vender informações a madeireiros sobre fiscalizações.

Para a PF, o esquema fez a grilagem de área equivalente a 146 mil campos de futebol. Houve autorização para extração de madeira capaz de encher 56 mil caminhões, que rendeu R$ 400 milhões.

O Ibama afirmou que abrirá processo contra os servidores. Defensores de Cássio Mendes não foram localizados ontem. O Incra de RR diz estar colaborando com a PF.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.