Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

STF calcula que julgamento do mensalão deve durar dois meses

Haverá sessões três dias por semana; Peluso pode sair antes

FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA

Com base na decisão praticamente estabelecida de que o julgamento do mensalão será realizado nas segundas, quartas e quintas, a assessoria técnica do presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, começou a fazer os cálculos e concluiu que a análise do caso levará praticamente dois meses para ser concluída.

Foram feitas duas simulações informais sobre o julgamento. Em ambas, cada sessão teria cinco horas e um total de 105 horas de duração. Anteontem, os ministros se reuniram em reunião administrativa e, nas palavras de Ayres Britto, "praticamente bateram o martelo" sobre a realização do mensalão nos três dias da semana.

Na primeira delas o STF começaria a julgar o caso em 4 de junho e terminaria em 22 de agosto, em razão do recesso; na segunda o julgamento começaria em 6 de agosto e acabaria em 20 de setembro.

A primeira opção é improvável porque a revisão do ministro Ricardo Lewandowski deve sair em meados de junho. A proposta de agosto agrada à maioria dos membros do STF. O único problema seria a saída do ministro Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro. Ele poderia adiantar sua posição.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.