Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Cada um por si

A linha de defesa de José Dirceu no mensalão incomodou advogados do "núcleo político" do processo. Ao sustentar que o ex-ministro não sabia dos empréstimos contraídos pelo PT junto aos bancos Rural e BMG, nem tinha ingerência sobre o partido ou nas nomeações no governo, Dirceu reforça o papel de José Genoino, Delúbio Soares e Silvio Pereira nessas questões.

"O presidente do PT, José Genoino, bem como os demais dirigentes partidários, Delúbio Soares e Silvio Pereira, exerciam a administração sem qualquer espécie de subordinação ao então ministro-chefe da Casa Civil", dizem os advogados de Dirceu, nas alegações finais.

-

Carga... Para refutar a afirmação do Ministério Público de que Delúbio recebia ordens de Dirceu, a defesa do ex-ministro sustenta que o ex-tesoureiro tinha "autonomia" para contrair empréstimos e repassar recursos.

... ao mar O título desse capítulo da defesa diz, em letras maiúsculas: "A comprovação de que José Dirceu não exercia controle e sequer tinha ciência das atividades do secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores".

Superpoderes Mesmo com o desconforto decorrente das estratégias conflitantes, os advogados estrelados do mensalão vão continuar agindo em conjunto em questões de interesse comum até o julgamento. O grupo foi apelidado de Liga da Justiça.

Aéreo Se o presidente François Hollande vier mesmo para a Rio+20, discutirá menos sustentabilidade e mais o FX-2, o programa de renovação da frota da FAB. O caça francês Rafale é um dos três finalistas e Dilma aproveita a disputa para melhorar as condições do negócio.

Bônus Afastado do governo após a revelação de que havia multiplicado seu patrimônio por 20 em 4 anos, Antonio Palocci doou ao PT R$ 11.800. Fez o repasse em agosto de 2011, dois meses depois de deixar a Casa Civil.

Nos trilhos 1 Em seminário que terá o pré-candidato Fernando Haddad e a senadora Marta Suplicy como protagonistas, amanhã, a bancada do PT na Assembleia paulista apresentará dossiê em que escrutina os gastos do governo do Estado em transportes metropolitanos.

Nos trilhos 2 O texto compara o apoio federal, via empréstimos, a obras de metrô e trens. Segundo o estudo, durante a gestão FHC, a expansão das linhas era de 0,5 km/ano. Sob Lula/Dilma, saltou para 3,24 km. A aceleração é atribuída por petistas ao aumento de 226% no crédito fomentado pela União.

Em branco No contra-ataque, tucanos insistirão na tecla de que Marta, quando prefeita, não investiu no metrô. Aliados de José Serra afirmam, como exemplo, que a petista destinou R$ 1 para o setor no Orçamento de 2003.

Mãozinha O PSDB prometeu apoio à reeleição do prefeito de Santo André, Aidan Ravin, como parte do pacote para tentar obter o apoio do PTB do cacique Campos Machado a Serra na capital. Os tucanos ensaiavam candidatura própria na cidade.

Anemia O PSDB prevê desempenho tímido no ABC. Em São Bernardo, o ex-prefeito William Dib e o deputado estadual Orlando Morando não toparam enfrentar Luiz Marinho (PT), e o candidato será Alex Manente.

Por cima Cid Gomes quer negociar a sucessão de Fortaleza com a direção nacional do PT, isolando a prefeita Luizianne Lins. Na semana passada, o governador disse que "não deve nada" a ela.

-

tiroteio

"A diferença de doações ao PT e aos demais partidos, inclusive o PMDB, em 2011 reflete exatamente a participação das siglas no governo federal, do que eles têm e nós não."

-

contraponto

Era uma vez

Com o Palácio dos Bandeirantes repleto de crianças, na sexta-feira, Geraldo Alckmin lia texto a ser divulgado no plano de busca de menores desaparecidos:

-Vocês conhecem a história do Chapeuzinho Vermelho? Lembram que o Lobo afasta Chapeuzinho do caminho para a casa da vovó e a história quase acaba mal? Pois é... Lobo Mau não existe, mas pessoas más, que levam crianças para longe de seus pais, sim.

Um garoto de 7 anos, intrigado, perguntou:

-Quem é Chapeuzinho Vermelho mesmo?

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.