Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Consumo sustenta economia no início do ano, dizem analistas

Investimento de empresas sofre com piora da crise e queda na venda de caminhões

MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO

O consumo está sustentando a economia neste início de ano, dizem economistas. Mesmo com as famílias mais endividadas, o aumento da renda e a força do setor de serviços indicam que o consumo cresce. Deve ser a única notícia positiva em meio a uma atividade em ritmo lento.

No primeiro trimestre, o consumo das famílias deve ter crescido, segundo estimativa da FGV (Fundação Getulio Vargas), 0,9% ante os últimos três meses do ano. O Itaú projeta alta de 1,2%. Expansão tão forte em um trimestre não se vê desde 2010.

Mas o consumo não deve repetir o feito de 2009, quando ergueu a economia. Dessa vez, é preciso que os investimentos também cresçam. E aí está o desafio do governo.

Parte do avanço acelerado que ocorreu em 2009 e 2010 se deveu ao aumento da ocupação formal, que possibilitou o incremento do crédito. O volume de empréstimos passou de 40% do PIB em 2009 para 50% neste ano.

Com as famílias mais endividadas, bens de venda a prazo, como automóveis, sentem a parada para readequação dos orçamentos. Vendas nos setores de supermercados, de vestuário e de serviços estão crescendo, assim como o consumo de energia elétrica.

Segundo analistas, o consumo crescerá acima da média da economia. "A queda nos juros deve melhorar a inadimplência e elevar a concessão de crédito", diz a economista Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendências.

Na próxima sexta-feira, o IBGE divulgará os dados da atividade no primeiro trimestre. O resultado não será motivo de comemoração. Não por culpa dos consumidores, mas sim dos investimentos, que devem exibir uma queda brusca: de 1% a 2,5% em relação ao 4º trimestre de 2011.

Além da desconfiança do empresariado com a piora da crise, o dado foi afetado pela queda de 32% na produção de caminhões, atribuída pelo setor à mudança para os novos motores a diesel.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.