Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

J&F desiste da Delta após a CPI quebrar sigilo da empreiteira

Joesley Batista, que preside o grupo, diz que empresa ficará muito tempo sob suspeição

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

Três dias depois de a CPI do Cachoeira ampliar a quebra dos sigilos fiscal, financeiro e bancário da empreiteira Delta, a holding J&F anunciou ontem que desistiu da compra da empresa.

O presidente do grupo J&F, Joesley Batista, afirmou que a decisão se deve a "uma crise de confiança da Delta", pois ela ficará sob suspeição durante as investigações.

"O sigilo nacional quebrado em si não é o ponto. O ponto é a prolongação e o que isso significa. A empresa vai se manter sob suspeita por mais um, dois, dez meses", disse.

"Estávamos avaliando uma empresa saudável, que estava preparada para passar por um tipo de tempestade, que era se provar idônea à CGU", completou.

O negócio entre a J&F e a Delta foi anunciado em 9 de maio. O contrato dava o direito à J&F de substituir a estrutura administrativa da Delta, incluindo presidente, diretores e membros do Conselho de Administração.

O acordo também previa um processo de auditoria nos próximos meses. Segundo o presidente do grupo, esses estudos não foram concluídos.

A J&F temia dificuldades de financiamento da empreiteira, maior recebedora de recursos federais desde 2007. Ontem, o pagamento de funcionários estava suspenso.

Joesley disse que no período em que o grupo assumiu a gestão da empresa constatou diminuição no fluxo de caixa da empresa em 30% por atrasos em pagamentos.

Segundo dois participantes das negociações, a intenção da J&F era ficar só com a parte "saudável" da construtora -como equipamentos e contratos com a iniciativa privada- e o acervo técnico da Delta, qualificação para participar de licitações.

(SILVIO NAVARRO, CATIA SEABRA E NATUZA NERY)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.