Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Praça que homenageia juiz alvo de suspeitas no RN é depredada

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Uma homenagem a um desembargador envolvido no maior escândalo recente da história do Judiciário do Rio Grande do Norte vem sendo alvo de críticas no Estado.

A principal praça de Taipu (52 km de Natal) ganhou em 2001 o nome do desembargador Osvaldo Soares da Cruz, nascido no local há 66 anos.

A designação causa polêmica desde então, mas a divergência cresceu após o magistrado ter sido citado em esquema de fraudes do Tribunal de Justiça do RN, que teria desviado R$ 11 milhões. Ex-presidente do órgão, Cruz está afastado desde abril.

Na praça, pedradas e pichações marcam agora o busto que cita o "filho ilustre" do município. O Ministério Público pede na Justiça o retorno ao nome original -10 de Março, data da emancipação do município. Alega que a homenagem fere a Constituição (que proíbe promoção de autoridades) e lei federal que veta a atribuição de nome de pessoa viva a bem público.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.