Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC mostra recuperação em marcha lenta

MAELI PRADO
DE BRASÍLIA

Indicador de atividade econômica do Banco Central que antecipa o comportamento do PIB confirma a tendência de recuperação em marcha lenta da economia em abril.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) teve alta de 0,22% frente a março e, em relação a abril de 2011, uma retração de 0,02% (a primeira queda desde setembro de 2009).

O indicador incorpora estimativas para a produção dos três setores da economia (serviços, indústria e agropecuária) e foi criado pelo BC para antecipar dados sobre o desempenho da economia.

No primeiro trimestre do ano, o PIB cresceu 0,2% ante os três meses anteriores, segundo o IBGE. "A trajetória é de recuperação gradual da economia, e o indicador do BC reforça a ideia de uma recuperação lenta no primeiro quadrimestre", afirmou Flávio Serrano, economista-chefe do Banco Espírito Santo.

Segundo ele, o desempenho vem sendo afetado principalmente pelo mau momento da indústria: "O investimento está muito fraco".

A produção industrial caiu 0,2% em abril em relação ao mês anterior, a segunda queda consecutiva do indicador. A consultoria LCA aponta que o dado do BC "sinaliza aceleração modesta do PIB brasileiro no segundo trimestre".

Colaborou FLÁVIA FOREQUE, de Brasília

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.